Publicidade
Embora junho tenha começado com uma forte queda de temperatura, ela foi rapidamente seguida por uma reversão do clima em diversas cidades do Centro Sul, o que levou a XP Investimentos a manter a cautela com ações do varejo no segundo trimestre deste ano.
Segundo monitor de temperatura nas 10 principais capitais do Brasil, as temperaturas ainda estão ligeiramente acima da média dos últimos 4 anos em 80% das cidades monitoradas, com São Paulo (+3,8ºC), Goiânia (+1,9ºC) e Porto Alegre (+1,7°C) se destacando.
Olhando para o futuro, as previsões do Weather Channel para São Paulo para a próxima semana apontam que as temperaturas mínimas esperadas estarão acima da média dos últimos dois anos. Enquanto isso, o INMET continua apontando para uma alta probabilidade (+50%) de temperaturas acima do normal em acima do normal em junho e julho na maioria das regiões do país.
Continua depois da publicidade
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Além disso, segundo a XP, as vendas do fim de semana passado para o Dia dos Namorados, que será na próxima quarta-feira (12), foram mais fracas do que o esperado.
Diante disso, analistas da XP acreditam que as recentes tendências climáticas devem ser um obstáculo para o crescimento e as margens do segundo trimestre, enquanto as taxas de juros mais altas também podem pressionar a demanda no segundo semestre.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, eles esperam que as empresas menos dependentes do clima e da renda (por exemplo, Arezzo ARZZ3 e Vivara VIVA3) devem ter um desempenho superior, enquanto preferem a C&A (CEAB3) entre as empresas de renda média, já que suas iniciativas internas em vigor devem ajudar a mitigar parte desses efeitos.
Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um aumento de 5,6% na base anual no volume de vendas no varejo para o Dia dos Namorados no Brasil, totalizando R$ 2,59 bilhões. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) espera ver um aumento de 4,2% no tráfego de pedestres em shopping centers; já a Neotrust aponta que o setor de comércio eletrônico poderá vender cerca de R$ 7,08 bilhões no Dia dos Namorados.
Se as projeções positivas se confirmarem, o Bradesco BBI destaca números melhores para a maioria das empresas brasileiras sob sua cobertura, já que o aumento nas compras de presentes deve impulsionar as vendas de Natura (NTCO3), Grendene (GRND3), Vulcabras (VULC3) e Alpargatas (ALPA4), enquanto o maior tráfego em shopping centers beneficiará restaurantes como ZAMP (ZAMP3), administradora do Burger King Brasil.
Continua depois da publicidade
O Itaú BBA, por sua vez, lembra que as ações da C&A caíram 10%, da Guararapes (GUAR3), menos 8% e da Lojas Renner (LREN3), despencaram 16%, devido ao discurso mais sombrio das empresas em relação às tendências de vendas de curto prazo.
Ventos contrários do prolongado clima de verão em abril e maio, bem como a tragédia no estado do Rio Grande do Sul (RS), têm sido tópicos frequentes de discussão e preocupação recentemente. Os investidores agora estão perguntando sobre os impactos potenciais associados para cada empresa.
De acordo com a análise georreferenciada do BBA, o Sudeste viu as maiores anomalias relacionadas à temperatura em maio, que representam cerca de 40% das vendas totais do segundo trimestre.
Continua depois da publicidade
No Sul e Nordeste, as condições de temperatura parecem mais alinhadas com a mediana histórica de 10 anos, embora afetadas por chuvas mais intensas (especialmente devido às enchentes trágicas no RS). Isso é corroborado por dados do IDAT de vestuário para maio, que mostraram que o crescimento no Nordeste (alta de 13,3% na base anual) superou o Sudeste (alta de 3,4% na base anual) e Sul (queda de 0,4% comparação anual).
No entanto, sinais de normalização sugerem tendências de vendas fracas, mas provavelmente melhores do que inicialmente antecipado no 2T24. O Itaú BBA reconhece que tem sido um trimestre desafiador, mas as condições climáticas parecem estar convergindo para a mediana dos últimos 10 anos desde o final de maio no Brasil – e acelerando nos primeiros 10 dias de junho.
Já o IDAT mostrou uma aceleração significativa e ampla no final de maio. Isso pode significar tendências de vendas menos desafiadoras no trimestre (dado que 40% das vendas do trimestre são feitas em junho), embora as tendências de vendas ainda estejam sujeitas ao risco de uma possível mudança nas condições climáticas. Como a Guararapes está mais exposta às regiões que mostraram as oscilações climáticas menos significativas em termos relativos, o banco espera que ela apresente tendências de vendas de roupas mais resilientes no 2T24.
Continua depois da publicidade
Já a Lojas Renner continua sendo a principal escolha do banco, apesar de ser a mais afetada pelas condições climáticas adversas no 2T24, pois acredita que isso já está precificado, dado o declínio de 16% das ações no último mês.
Portanto, o BBA reitera Renner como sua principal escolha no setor, negociando a 10 vezes P/L para 2025, com base em: i) tendências de vendas potencialmente melhores do que o esperado em junho; e ii) expectativas de melhora no momentum de ganhos no 2S24, impulsionado pela alavancagem operacional, a implementação gradual do novo centro de distribuição para apoiar eficiências de despesas gerais e administrativas e melhora nas tendências da Realize.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.