JBS (JBSS3) lucra R$ 2,35 bi no 4º tri de 2022, queda de 63,7% na base anual, com impacto das operações nos EUA

Resultado se deve principalmente da normalização dos resultados da JBS Beef North America e de um cenário mais desafiador na Pilgrim’s Pride

Felipe Moreira

(Shutterstock)
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A JBS (JBSS3) registrou lucro líquido de R$ 2,349 bilhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), uma redução de 63,7% em relação ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou o frigorífico nesta terça-feira (21). A empresa sofreu  impacto de maiores custos dos grãos no mundo e do boi nos Estados Unidos.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 4,574 bilhões no 4T22, uma diminuição de 65,2% em relação ao 4T21 e abaixo dos R$ 4,7 bilhões previstos pelo consenso Refinitiv.

A margem Ebitda ajustada atingiu 4,9% entre outubro e dezembro, alta de 8,6 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.

De acordo com a JBS, o resultado se deve principalmente da normalização dos resultados da JBS Beef North America e de um cenário mais desafiador na Pilgrim’s Pride, causado por uma sobre oferta global de frango.

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A receita líquida somou R$ 92,865 bilhões no quarto trimestre deste ano, uma redução de 4,5% na comparação com igual etapa de 2021. O consenso da Refinitiv esperava que a receita da JBS seria de R$ 93,5 bilhões.

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O destaque ficou para a Seara, cujo crescimento foi de 9% na comparação anual. No período, cerca de 76% das vendas globais da JBS foram realizadas nos mercados domésticos em que a companhia atua e 24% por meio de exportações.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 2,133 bilhões no quarto trimestre de 2022, uma elevação de 29,1% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2021.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 10,687 bilhões no quarto trimestre de 2022, um recuo de 44,7% na comparação com igual etapa de 2021.

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As despesas gerais e administrativas somaram R$ 2,803 bilhões no 4T22, uma diminuição de 37,2% em relação ao mesmo período de 2021.

No 4T22 e 2022, o fluxo de caixa das atividades operacionais foi de R$ 5,8 bilhões e de R$17,4 bilhões, respectivamente.

Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 79,171 bilhões, um crescimento de 14,3% na comparação com a mesma etapa de 2021.

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O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,29 vezes em dezembro/22, queda de 0,77 p.p. em relação ao mesmo período de 2021.

Em comunicado, a JBS informou também ter gerado R$ 5,8 bilhões em caixa nas atividades operacionais, recuo de 43,6% na comparação com o quarto trimestre de 2021. O fluxo de caixa livre, após adição de ativo imobilizado, juros pagos e recebidos, foi de R$ 1,2 bilhão.

A empresa informou também que, no quarto trimestre do ano passado, o valor total das atividades de investimentos foi de R$ 4,7 bilhões. Já o Capex, no período, totalizou R$ 3,4 bilhões.

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Por unidade de negócio, o Ebitda ajustado da JBS Beef caiu 85,5%, da Pilgrim’s Pride recuou 61,4%, da JBS Brasil teve queda de 51,2%, da Seara caiu 38,0%, enquanto a JBS USA Pork recuou 8,8%, e a JBS Austrália teve queda de 14,2%.

A marca brasileira Seara teve receita líquida 9% maior no trimestre ante igual período do ano anterior, para R$ 11,032 bilhões. A companhia atribui o resultado a um aumento de 6,8% no preço médio de venda e de 2% em volumes. As vendas no mercado interno, que responderam por 53% da receita da unidade, totalizaram R$ 5,8 bilhões, aumento de 9,4% ante igual período de 2021. Em 2022 a Seara registrou uma receita líquida de R$ 43 bilhões, aumento de 17,6% em relação a 2021.

“A categoria de produtos preparados manteve a tendência de crescimento e registrou alta de 6% na receita líquida. No ano, a soma foi de R$ 20,8 bilhões, avanço de 13,3% na comparação anual”, disse a JBS em comunicado enviado à imprensa. No mercado externo, a receita líquida da Seara foi de US$ 993 milhões, um crescimento de 15,4% em relação ao quarto trimestre de 2021.

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A JBS Brasil registrou de outubro a dezembro de 2022 uma receita 1,4% maior na comparação anual, de R$ 14,3 bilhões, apesar da queda de 11,4% na venda da categoria de bovino in natura, reflexo do cenário desafiador em igual período de 2021, segundo a empresa, quando houve a suspensão temporária das exportações brasileiras para China, que durou pouco mais de três meses e os volumes foram direcionados ao mercado doméstico.

Em 2022, a receita líquida da operação foi de R$ 58,9 bilhões, 9,6% superior que 2021 e o Ebitda ajustado foi de R$ 2,4 bilhões, alta de 7,7%. No mercado externo, a receita líquida em dólares subiu 7% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, a alta foi de 13%, principalmente por conta do aumento do preço médio em 13%. A China continuou sendo o principal destino tanto no trimestre quanto no ano.

(com Estadão Conteúdo)