Publicidade
O Japão lançará um programa piloto em abril para testar o uso de sua versão da moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês), conhecida como iene digital, informou o banco central do país nesta sexta-feira (17).
“Planejamos desenvolver um sistema para experimentos”, disse o diretor executivo do Banco do Japão (BoJ), Shinichi Uchida, em comentários durante a quinta reunião do Comitê de Ligação e Coordenação do BoJ sobre Moeda Digital do Banco Central.
“O objetivo do programa piloto é duplo: primeiro, testar a viabilidade técnica… e segundo, utilizar as habilidades e percepções de empresas privadas em termos de tecnologia e operação para projetar um ecossistema de CBDC no possível evento de implementação social “, disse Uchida.
A medida vem após mais de dois anos de experimentos de prova de conceito do BoJ em torno do iene digital, diante da liderança do yuan digital da China na corrida de CBDCs globalmente.
Hoje, estima-se que 105 países representando mais de 95% do PIB global tenham algum projeto de moeda digital.
A novidade também ocorre em um momento em que o BoJ está pronto para a transição de liderança, com Kazuo Ueda devendo assumir o cargo de Haruhiko Kuroda, cujo segundo mandato de cinco anos termina em abril.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2022, o site de notícias japonês Nikkei informou que a partir do segundo trimestre de 2023, o BoJ trabalharia em experimentos do iene digital com três megabancos e bancos regionais no país.
“No momento, não se espera que o piloto veja nenhuma transação real entre varejistas e consumidores, disse o banco”, afirmou o veículo, acrescentando que um fórum de CBDC seria criado com a participação de empresas privadas envolvidas em pagamentos de varejo ou em tecnologias relacionadas.