Janet Yellen viu EUA à beira de uma recessão às vésperas da crise de 2008

Presidente do Fed de São Francisco na época mostrou desacordo com outros integrantes da autoridade monetária

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A atual presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, viu a economia dos Estados Unidos à beira de uma recessão, de acordo com relatório divulgado em janeiro de 2008 com as transcrições de reuniões de política monetária do Federal Reserve. As transcrições foram reveladas nesta sexta-feira (21). 

Yellen, presidente do Fed de São Francisco na época e atual presidente do Federal Reserve, mostrou desacordo com os outros integrantes do Fed. Os outros integrantes relaaram na reunião de janeiro que a economia não estava em recessão, embora a probabilidade de uma recessão estive aumentando.

Na época, a atual presidente do Fed destacou que a deterioração das condições de crédito e uma desaceleração no mercado de trabalho poderiam pesar fortemente sobre o crescimento econômico.

Continua depois da publicidade

A inadimplência e aumento da dívida dos consumidores, o crescimento mais lento do emprego preocupava Janet Yellen na época, destacando possíveis problemas para um aperto das condições financeiras mais à frente. Meses depois, em setembro de 2008, a crise econômica eclodiu, com a quebra do banco Lehman Brothers. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.