Publicidade
SÃO PAULO – A atual presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, viu a economia dos Estados Unidos à beira de uma recessão, de acordo com relatório divulgado em janeiro de 2008 com as transcrições de reuniões de política monetária do Federal Reserve. As transcrições foram reveladas nesta sexta-feira (21).
Yellen, presidente do Fed de São Francisco na época e atual presidente do Federal Reserve, mostrou desacordo com os outros integrantes do Fed. Os outros integrantes relaaram na reunião de janeiro que a economia não estava em recessão, embora a probabilidade de uma recessão estive aumentando.
Na época, a atual presidente do Fed destacou que a deterioração das condições de crédito e uma desaceleração no mercado de trabalho poderiam pesar fortemente sobre o crescimento econômico.
A inadimplência e aumento da dívida dos consumidores, o crescimento mais lento do emprego preocupava Janet Yellen na época, destacando possíveis problemas para um aperto das condições financeiras mais à frente. Meses depois, em setembro de 2008, a crise econômica eclodiu, com a quebra do banco Lehman Brothers.