Janet Yellen defende criação de moeda digital do Federal Reserve

Janet Yellen também reiterou a necessidade de uma regulamentação das criptomoedas por causa da recente turbulência do setor

CoinDesk

Publicidade

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reiterou na quarta-feira (12) em uma reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, a importância de construir uma estrutura regulatória para ativos digitais.

Ela citou o colapso da Terra (LUNA) e o fato de a stablecoin Tether (USDT) ter perdido a paridade com o dólar americano por causa da quebra do projeto cripto.

Na conversa, Yellen reconheceu que, embora existam mais regulamentações existentes que podem ser aplicadas às criptomoedas “do que as pessoas pensam”, também há muitos “buracos” que precisam ser resolvidos.

Continua depois da publicidade

Ela disse ainda que gostaria de trabalhar com o Congresso para preencher esses buracos, já que as finanças digitais são “uma coisa difícil de regular”.

Em relação a uma moeda digital do banco central (CBDC), que a secretária do Tesouro acredita ter vantagens e potencial para resolver muitos problemas, Yellen falou que, embora o processo possa levar vários anos, “certamente vale a pena se envolver no desenvolvimento”.

“Podemos continuar a pensar se é certo implementar”, disse ela, mas os EUA devem estar “em uma posição em que possamos emitir uma”.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês), do qual Yellen faz parte ao lado de outros reguladores, publicou um relatório pedindo ao Congresso que interviesse para fornecer orientações sobre onde deveriam estar os limites da regulamentação de valores mobiliários.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil