IPCA no Brasil e inflação ao consumidor nos EUA: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra

Publicidade

Após a apresentação de déficit primário pior que o esperado e produção industrial mais forte que as expectativas na semana passada, os próximos dias virão com agenda mais esvaziada tanto no Brasil quanto no exterior. O destaque da semana que começa é a divulgação do IPCA de dezembro.

A expectativa da XP é de alta de 0,50% em relação a novembro, chegando ao apanhado anual de 4,6%. A projeção do Bradesco BBI considera aumento de 0,44% e IPCA fechando 2023 com variação de 4,5%, ainda abaixo do limite superior de 4,75% da meta de inflação.

“Esperamos que a inflação acelere para 0,53 (de 0,28 em novembro), com aumento nos preços de alimentos em casa e industriais (devido ao fim dos descontos da Black Friday). Vale destacar que a taxa anual provavelmente cairá para 4,6%, de 4,8% em novembro (e 5,8% em 2022)”, comenta a equipe econômica do Itaú.

Na quarta-feira, serão apresentados os dados de produção de veículo pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No campo político, com o Congresso de recesso, há pouca movimentação à vista. A repercussão deve seguir em relação às medidas já editadas no final do ano passado.

CPI nos EUA e na China e dados do varejo na Zona do Euro 

Após uma semana agitada por dados do mercado de trabalho nos EUA (que vieram acima das expectativas do mercado) e ata do Fomc, os próximos dias serão de agenda esvaziada de indicadores também lá fora.


Na segunda, haverá a divulgação dos dados de crédito ao consumidor, com consenso BBG de US$ 9,5 bilhões. Na quinta-feira, os EUA divulgarão seus dados semanais de pedidos de seguro-desemprego e os números de rendimento médio real por hora e semanal de dezembro. No mesmo dia, serão apresentados os dados de inflação ao consumidor (CPI) e o núcleo de CPI, com projeção BBG de alta de 0,20%.

Continua depois da publicidade

Na sexta, o destaque fica para os dados de inflação ao produtor (PPI) e núcleo de PPI, com consenso BBG de alta equivalente ao CPI (0,20%).

No exterior, a semana começa com a divulgação das vendas no varejo na Zona do Euro, com previsão BBG de queda de 0,10%, e o índice de confiança na economia de dezembro, com estimativa BBG de 94,1. Na terça-feira, o bloco apresentará sua taxa de desemprego, estimada pela BBG em 6,50% e a Alemanha traz seus números de produção industrial de novembro, com expectativa BBG de alta de 0,30%.

A quinta-feira será protagonizada pela inflação chinesa, divulgada nos dados de CPI (projeção BBG de -0,40% na comparação anual) e PPI (estimativa de queda de 2,60% ante 2023). A China também trará seus dados de exportações, com projeção de alta anual de 1,60% pela BBG, e importações, com projeção de estabilidade pela BBG.

Continua depois da publicidade