Publicidade
Nos próximos dias, a agenda econômica será ocupada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo parcial (IPCA-15), no Brasil, e pelo PIB, nos Estados Unidos. A safra de resultados corporativos começa a engrenar e há divulgações importantes no radar, com destaque para a Vale (VALE3). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA-15 na sexta-feira. A expectativa do Bradesco para o principal dado da semana é de alta de 0,30% na comparação mensal.
Na segunda-feira, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgará os dados semanais da balança comercial. No dia seguinte, o Banco Central (BC) apresenta o relatório Focus e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) traz a sondagem industrial de março.
Na quarta-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra os números da sua sondagem do consumidor, de abril, e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). A CNI divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), com projeção LSEG de 89,0.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira, será a vez da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgar seu IPC. A FGV apresentará o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e a sondagem da construção de abril. O BC traz o fluxo cambial, com dados semanais.
Para fechar a semana, a FGV divulga a sondagem industrial de abril e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai definir a bandeira tarifária de energia elétrica. Sem data marcada, mas ainda nesta semana, a Receita Federal mostra a arrecadação de impostos e contribuições. O Bradesco projeta o dado em R$ 191,5 bilhões.
Temporada de resultados
A safra de balanços no Brasil ganhará tração, com dados de Vale (VALE3) e Assaí (ASAI3), em 24 de abril. Confira as divulgações desta semana:
Continua depois da publicidade
23 de abril
Usiminas (USIM5)
24 de abril
Assaí (ASAI3)
Neoenergia (NEOE3)
Vale (VALE3)
25 de abril
Klabin (KLBN11)
Multiplan (MULTI3)
Continua depois da publicidade
26 de abril
Quero-Quero (LJQQ3)
Hypera (HYPE3)
Outros balanços importantes serão divulgados até o meio de maio, caso da Petrobras (PETR4), no dia 13.
PIB nos EUA, PMI na Europa
Nos EUA, o destaque fica para a divulgação do PIB, na quinta-feira. O mercado projeta alta de 2,4% na comparação trimestral (estimativa LSEG).
Continua depois da publicidade
Antes disso, o Federal Reserve (Fed) apresenta o Índice de Atividade Nacional (CFNAI), com dados de março.
Na terça, o Markit divulgará o índice PMI composto de fevereiro. Na quinta-feira, os pedidos de auxílio-desemprego serão conhecidos.
Para fechar a semana, os dados de gastos pessoais virão à tona, com estimativa LSEG de alta de 0,4% no mês, e rendimento pessoal, com projeção de alta de 0,5% m/m. No mesmo dia, será apresentado o deflator do PCE, com projeção LSEG de 0,3%, na comparação mensal, e o índice de confiança da Universidade de Michigan, estimado em 77,9 pelo consenso LSEG.
Continua depois da publicidade
Na Europa, o destaque ficará para a pesquisa de confiança do consumidor de abril, divulgado pela zona do Euro, na segunda-feira, e para os índices apresentados pela Markit.
Na terça-feira, o índice PMI composto, de fevereiro, será conhecido para Alemanha, zona do Euro e Reino Unido. Na quarta, a Alemanha apresentará sua pesquisa de sentimento econômico, com dados de abril.
Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia