IPCA-15, PNAD e Caged no Brasil; inflação nos EUA: o que olhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra

Publicidade

Após uma agenda mais esvaziada na semana passada, os próximos dias serão marcados por divulgações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e dados do mercado de trabalho.

A expectativa de analistas é para forte alta no IPCA-15, com avanço de 1,42% na variação mensal para o Bradesco, que será divulgada na terça (25).

“Estimamos elevação significativa no item energia elétrica, devido à reversão do efeito do bônus de Itaipu, e em combustíveis, como reflexo da majoração do ICMS no mês corrente. Além disso, reajustes em mensalidades escolares devem trazer impacto relevante”, afirma a equipe econômica da XP.

Leia mais:

Na quarta e quinta-feira, o destaque será dados do mercado de trabalho com a apresentação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Além disso, a arrecadação tributária federal e o resultado primário do governo central também devem ser divulgados na semana que vem, mas ainda não há data certa.

Nos EUA, as atenções se voltam para dados de inflação e para a apresentação da segunda leitura do PIB, na quarta-feira. Já na sexta-feira, 28 de fevereiro, serão divulgados os dados sobre gastos pessoais, rendimento pessoal e o Deflator do PCE (Personal Consumption Expenditures) para o mês de janeiro. Esses dados são importantes para entender o comportamento da inflação, influenciando as políticas econômicas do país.

Continua depois da publicidade

Para além da agenda de indicadores, é possível que o país anuncie novas tarifas de importação, que podem mexer com os mercados.

Agenda da semana:

Brasil

Alemanha

EUA

Na semana

(Com Reuters)