Conteúdo editorial apoiado por

Influenciadores creem que autenticidade impulsiona conhecimento no mercado financeiro

Bruno Paolinelli, Arthurito Faria Lima e Fausto Carvalho, o Jorginho, usam o humor para atrair mais pessoas para o mercado financeiro

Augusto Diniz

Publicidade

A produção de conteúdo sobre o mercado financeiro tem ganhado cada vez mais relevância, especialmente quando consegue tornar esse universo atraente para o público. A autenticidade e a responsabilidade são elementos-chave para quem se destaca nesse cenário.

Na Expert XP 2024, realizada neste sábado (31), o painel “O papel dos influenciadores no crescimento do mercado brasileiro” reuniu três influenciadores que, com humor e originalidade, discutiram como têm contribuído para a popularização do mercado financeiro.

Participaram Bruno Paolinelli, Arthurito Faria Lima e Fausto Carvalho, mais conhecido como Jorginho, o Faria Limer. Roberto Indech, head de Relações Institucionais de Renda Variável da XP, mediou o debate.

Continua depois da publicidade

Preservar a responsabilidade

Arthurito Faria Lima, influenciador há quatro anos, trabalha no mercado financeiro há onze anos. “Durante a pandemia, com o ócio criativo, surgiu a ideia de desabafar de forma anônima. Foi aí que comecei a falar sobre o mercado financeiro e de investimentos de forma humorado”, explicou ele, que participou do painel de capacete para não ser identificado.

Ele acha essencial, porém, o influencer ter muita responsabilidade no que fala. “O mercado financeiro é regulado. Então, é importante que o influenciador jogue sempre dentro das regras”, destacou.

Para ele, o influenciador “é um grande gerador de lead do mercado financeiro”. “Cada vez mais (o influenciador) vai ser a engrenagem do mercado financeiro”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Arthurito ressaltou ainda que a palavra do gerador de conteúdo tem se fortalecido. “Para as empresas, têm sido cada vez mais difícil fazer conteúdo, e um personagem autêntico tem a capacidade de impactar as pessoas”, avaliou.

“O Bit venceu”

Jorginho, o Faria Limer, que chegou pedalando um monociclo no palco do painel, há dois anos faz o personagem. “Tive sorte dele estourar na rede social. Comecei a pulverizar a minha ideia”, recordou.

Ele antes era recreador de cruzeiro. Recentemente, virou influencer da XP para o BITFUT (mercado futuro de Bitcoin), com o lema “o Bit venceu”.

Continua depois da publicidade

O influenciador diz estar “vivendo um sonho” ao divulgar o Bitcoin. Ele conta que para falar da moeda digital, tem que ser dentro de seu estilo de zoeira, para não perder sua autenticidade e humor.

“Não vou magoar, não faço piada de duplo sentido”, afirmou, destacando que o foco dele é conquistar as pessoas. Para ele, acima de tudo, o importante é fazer sorrir.

Autenticidade é tudo

Bruno Paolinelli operava DI (juros futuros) e em novembro de 2021 passou a fazer conteúdo sobre finanças, sob o nome de “Resumo do mercado de hoje”. “Faço a piada, mas tenho noção, para poder manter o resumo no ar”, disse.

Continua depois da publicidade

“Hoje em dia, para galera que está começando, a autenticidade pega muito”, afirmou.  Originalidade e entretenimento são, segundo ele, as palavras chaves para passar conteúdo pela internet. “Tem muita gente fazendo finanças”, disse.

Mas ele ainda prefere não prever de como será o futuro da atividade, embora aposte na autenticidade para se manter fazendo seu programa.

“É impossível planejar. A internet é muito poderosa. O negócio é manter o conteúdo vivo. Não tenho ideia do que vai acontecer nos próximos três anos”, reconheceu.

Confira cobertura completa da Arena Trader