Publicidade
(Bloomberg) — Sete saltos consecutivos no chamado “indicador do medo” do S&P 500 sugerem que chegou a hora de apostar contra a volatilidade.
Nas últimas duas décadas, essa alta seguida por tantos pregões no Cboe Volatility Index — mais conhecido como VIX — só aconteceu 10 vezes. Investidores que apostaram na queda do indicador nas nove vezes anteriores teriam gerado retorno de quase 19% após 20 dias, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
A rodada mais recente de avanço consecutivo na volatilidade ocorreu entre os dias 18 e 26 de janeiro, data da última reunião de política monetária do banco central dos EUA (Federal Reserve). O VIX recuou no dia seguinte, sinalizando mais clareza e, aparentemente, menos temor em relação aos juros e aos rendimentos dos títulos de renda fixa.
A postura mais agressiva adotada pelo Fed para combater a inflação nos EUA desencadeou uma onda de vendas no mercado acionário devido a preocupações com a retirada de estímulos e os riscos de desaceleração do crescimento econômico. Para alguns estrategistas de Wall Street, é hora de aproveitar a queda de preços para comprar ações — o que geralmente sinaliza queda da volatilidade.
“O mercado pode continuar caindo, mas achamos que a volatilidade também vai cair por uma questão de exaustão”, afirmou Michael Purves, CEO da Tallbacken Capital Advisors, em nota distribuída na véspera da reunião do Fed.
Outro indicador técnico apresenta resultado semelhante: a razão entre opções de venda e compra do VIX atingiu na quarta-feira o maior nível desde outubro, alertou Chris Murphy, estrategista de derivativos da Susquehanna International Group.
Continua depois da publicidade
Esse patamar pode ser um “pico”, disse ele, enfatizando que leituras semelhantes representaram sinais de forte otimismo para o S&P 500 no passado. Considerando os 16 picos superiores ao nível observado nesta semana para o indicador, o S&P 500 registrou alta um mês depois 13 vezes, com ganho médio de 4,2%, disse Murphy.
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.