Ibovespa sobe 0,09% com NY após “susto” com emprego nos EUA, mas cai 0,7% na semana

Questões locais também limitaram ganhos do índice

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Ibovespa hoje fechou em leve alta, com investidores reagindo aos dados do payroll (relatório oficial de emprego dos Estados Unidos).

Nesta sexta-feira (4), a principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,09% aos 131.791,55 pontos, depois de variar entre máxima a 131.935,97 pontos e mínima a 131.156,34 pontos. Na semana, o Ibovespa caiu 0,71%.

O destaque do noticiário foi a divulgação do payroll de setembro, que mostrou a criação de 254 mil empregos, em termos líquidos. O resultado veio bem acima das expectativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam geração de 70 mil a 220 mil vagas, com mediana de 140 mil. A taxa de desemprego dos Estados Unidos, por sua vez, caiu a 4,1% em setembro, ante 4,2% em agosto. O mercado esperava que o número se mantivesse estável em relação ao mês anterior.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“O relatório mostra a força do mercado de trabalho americano, o que reduz o temor de uma recessão, mas ao mesmo tempo reacende preocupações inflacionárias, limitando o ritmo de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed)”, afirma Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital. Para o analista, o alívio do temor de recessão nos Estados Unidos ajuda a melhorar o apetite por risco global.

O Ibovespa, no entanto, não conseguiu acompanhar o movimento de alta expressiva devido a questões locais. “Internamente, a principal referência da B3 enfrenta desafios ligados às condições fiscais e ao cenário de juros por aqui. A falta de entrada significativa de capital externo e a incerteza sobre a política monetária local mantêm o índice sob pressão”, destaca Iarussi.

Em Nova York, as Bolsas de Valores fecharam em alta. Nasdaq subiu 1,22%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,81% e 0,90%, respectivamente. O ganho das ações se manteve mesmo com o forte recuo das apostas em um afrouxamento monetário mais contundente pelo Fed e com a tensão no Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

Por aqui, as ações da Yduqs (YDUQ3) lideraram os ganhos do Ibovespa, em valorização de 8,54%. O movimento foi de recuperação, já que os papéis da empresa ainda acumulam baixa de 53,81% em 2024.

Quem também se saiu bem foram ações da Localiza (RENT3), que avançaram 3,46%, após a agência de classificação de risco Moody’s elevar o rating corporativo da empresa de “Ba2” para “Ba1”, na esteira da melhora da classificação do Brasil. A decisão foi tomada com base na qualidade de crédito da empresa, apoiada no desempenho operacional estável e no modelo de negócios flexível.

Na ponta oposta, as ações da CSN Mineração (CMIN3) lideraram as perdas do Ibovespa, recuando 4,80%. O movimento acompanhou o desempenho negativo do minério de ferro no exterior.

Continua depois da publicidade

O contrato mais negociado da commodity na Bolsa de Cingapura, com entrega prevista para novembro de 2024, fechou em baixa de 0,29%, a US$ 108,70 por tonelada. A Bolsa de Dalian, na China, seguiu sem as negociações, que só devem ser retomadas na próxima segunda-feira (7).