Ideia de anúncio polêmico da Jaguar era chamar atenção, diz diretor-geral da marca

Montadora apresentou seu novo carro conceito, o Type 00, irreconhecível em relação aos antigos Jaguar, que já não estão mais a venda no Reino Unido

Bloomberg

O Type 00 London Blue durante a estreia da marca "Jaguar Reimaginada" na Miami Art Week em 2 de dezembro de 2024 (Jason Koerner/Getty Images)
O Type 00 London Blue durante a estreia da marca "Jaguar Reimaginada" na Miami Art Week em 2 de dezembro de 2024 (Jason Koerner/Getty Images)

Publicidade

O polêmico vídeo da Jaguar sobre a transformação da marca atingiu exatamente o que se propôs a fazer, segundo seu diretor-geral: atrair atenção.

A renomada marca britânica recebeu críticas intensas desde o lançamento do clipe que revela seu novo visual, apresentando modelos sem expressão, mas sem carros. A Jaguar também introduziu um novo logo.

“O objetivo disso era indicar que a Jaguar está mudando, e que a Jaguar está mudando de uma maneira muito ousada e drástica”, disse Rawdon Glover em uma entrevista à Bloomberg TV. “Foi realmente projetado para chamar a atenção para o que temos feito em Miami.”

(Reprodução)

Nesta segunda-feira (2), a Jaguar apresentou seu novo carro conceito, o Type 00, na Miami Art Week, com exemplares nas cores rosa e azul. Irreconhecível em relação aos antigos Jaguars que não estão mais à venda no Reino Unido, ele é caracterizado por superfícies lisas, um capô longo, um porta-malas sem vidro e lanternas traseiras que se estendem por toda a largura do corpo.

“Esse é um sinal muito claro para todos os futuros Jaguars que sairão dessa plataforma”, disse Glover.

As vendas da Jaguar, conhecida por ser a escolha dos primeiros-ministros britânicos no passado, têm caído há anos. A empresa-mãe, Jaguar Land Rover, tem se concentrado em seus SUVs Land Rover e Range Rover, mais lucrativos. As vendas de novos Jaguars foram suspensas até que uma nova linha totalmente elétrica seja lançada em 2026.

Continua depois da publicidade

Os novos modelos vão ser direcionados a compradores de luxo e devem custar mais do que a linha recente. A empresa também pretende alcançar consumidores mais jovens, que anteriormente a conheciam como um símbolo de status para homens de meia-idade na Grã-Bretanha.

Consumidores de luxo que tiveram uma prévia gostaram do visual do carro conceito, disse Glover, enquanto defendia o design angular.

“A Jaguar tem uma estratégia clara para reposicionar a marca em faixas de preço mais altas”, afirmou. “Se você vai fazer isso, é realmente importante que seu produto entregue nesse contexto.”

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.