Ibovespa: por que as falas otimistas do governo derrubaram índice na sessão desta 2ª?

Falas indicam otimismo sobre crescimento geraram questões sobre mais pressões inflacionárias

Reuters

Publicidade

(Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, tendo como pano de fundo o avanço nas taxas dos DIs, em meio a preocupações com a potencial aceleração da inflação em um contexto de juros já elevados, enquanto Azul (AZUL4) avançou 4% após resultado operacional acima das expectativas no quarto trimestre do ano passado.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,36%, a 125.401,38 pontos, com a blue chip Vale (VALE3) também pressionando o indicador. Na máxima do dia, o Ibovespa chegou a 127.274,72 pontos. Na mínima, marcou 125.161,77 pontos.

O volume financeiro no pregão somou R$ 19,26 bilhões.

De acordo com o analista Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos, o mercado financeiro brasileiro refletiu nesta sessão a instabilidade gerada pelas declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, gerando um aumento na aversão ao risco entre os investidores.

“As falas indicaram um otimismo governamental sobre o crescimento econômico superior ao previsto, o que poderia levar a mais pressões inflacionárias, especialmente em um ambiente de mercado de trabalho robusto”, afirmou.

Nesta segunda-feira, Lula reafirmou que a economia do país deve crescer neste ano acima das expectativas do mercado e afirmou que seu governo trabalha para garantir crédito para quem quer ser empreendedor.

Continua depois da publicidade

No mesmo evento, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro devem mostrar a criação de mais 100 mil vagas de empregos formais, muito acima da expectativa de analistas. A divulgação oficial está prevista para quarta-feira.

Antes da abertura dos negócios, pesquisa Focus realizada pelo Banco Central mostrou nova piora nas previsões de economistas para o IPCA em 2025 e 2026, com a mediana das estimativas agora apontando aumentos de 5,65% e 4,4%, respectivamente.

Na visão de analistas do BB Investimentos, uma realização de lucros que faça o Ibovespa permanecer acima da região dos 124 mil mantém o índice dentro da tendência de alta de curto prazo, conforme análise gráfica semanal enviada a clientes nesta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

DESTAQUES