Ibovespa Futuro sobe à espera de falas de Campos Neto e dados de trabalho nos EUA

Relatório JOLTs será destaque nesta terça-feira e a primeira de uma série de divulgações dos EUA sobre mercado de trabalho

Camille Bocanegra

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera em alta. Lá fora, os índices futuros seguem mistos enquanto aguardam informações sobre o mercado de trabalho nos EUA. Além disso, dados da inflação na Zona do Euro divulgados mais cedo indicam maior possibilidade de cortes de juros mais rápidos pelo Banco Central Europeu (BCE), já que a taxa ficou abaixo do esperado.

Por aqui, as atenções ficam em declarações de Roberto Campos Neto, que palestra em evento em São Paulo, às 12h20.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no México, na posse da presidenta Claudia Sheinbaum, e deve conceder coletiva antes do retorno ao Brasil.

Lá fora, o mercado aguarda a divulgação do relatório JOLTs, sobre criação de vagas nos EUA. A divulgação é a primeira de indicadores do mercado de trabalho. Amanhã, será a vez do relatório ADP, de criação de vagas no setor privado e, finalmente, na sexta-feira, o payroll será o grande destaque da semana.

Às 9h10 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro subia 0,13%, aos 132.850 pontos.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com desvalorização de 0,24%, S&P500 caía 0,06% e Nasdaq Futuro subia 0,05%.

Continua depois da publicidade

Ibovespa, dólar e mercado externo

Às 9h03, o dólar à vista subia 0,28%, a 5,4644 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento DOLc1 tinha alta de 0,17%, a 5,480 reais.

No mercado de commodities, os preços do petróleo seguiam em queda mas desaceleraram perdas.

Não houve negociação do minério de ferro na China em razão do feriado da Semana Dourada.

Continua depois da publicidade

Os mercados da região Ásia-Pacífico fecharam mistos nesta terça-feira, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sugerir que os cortes recentes e significativos promovidos pelo banco central dos EUA não devem ser vistos como um indicativo de que os próximos movimentos serão igualmente agressivos.

Enquanto a Nikkei reagiu bem, com forte alta, a ASX 200 recuou. Alguns dos principais mercados asiáticos estão fechados na semana pelo feriado da Semana Dourada na China. Assim, China, Coreia do Sul e Hong Kong estavam fechados nesta terça-feira.