Ibovespa Futuro sobe acima de 116 mil pontos e dólar recua seguindo otimismo global

Mercado segue índices internacionais e avança em dia de pouca liquidez

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro começa esta quinta-feira (26) seguindo o otimismo dos mercados internacionais, em dia que deve ser marcado por liquidez reduzida em clima de fim de ano.

Às 09h05 (horário de Brasília), o índice futuro tinha leves ganhos de 0,12%, aos 116.490 pontos, ao passo que o dólar futuro com vencimento em janeiro recuava 0,40%, a R$ 4,067.

Os juros futuros, por sua vez, também recuam. O DI para janeiro de 2021 tem queda de um ponto-base a 4,61% e o DI para janeiro de 2023 recua dois pontos, a 5,88%. Já o juro futuro para janeiro de 2025 cai três pontos, para 6,53%.

Enquanto isso, os futuros de Nova York avançam nesta manhã, retomando o rali de final de ano após o feriado de Natal. As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta, após o Banco Popular da China (o BC chinês) ter permitido uma apreciação do iuan frente ao dólar na China continental.

Segundo a CNN, a moeda chinesa valorizou-se 1,5% frente à americana desde meados deste mês, quando Estados Unidos e China anunciaram um acordo para frear a guerra comercial. Já as bolsas europeias estão fechadas por causa do feriado de Natal e só voltam a operar amanhã (27).

Política

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse ontem (25) em Brasília que o pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro não é “o projeto dos sonhos”, mas “contém avanços”. Bolsonaro sancionou o pacote com 25 vetos.

Continua depois da publicidade

O ponto de maior divergência com o ministro da Justiça é a criação da figura do “juiz de garantias” um magistrado que acompanhará cada processo criminal, mas não será o responsável pela sentença.

Moro alegou que 40% das comarcas do Brasil têm apenas um juiz, o que dificultará a implantação da medida. A figura do juiz de garantias foi incluída pelo Congresso no texto do pacote.

O pacote aumentou a pena máxima de reclusão no Brasil de 30 para 40 anos e também dificultará a progressão penal para autores de crimes hediondos. As informações são da Agência Câmara e dos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Continua depois da publicidade

Grau de investimento

Lívia Honsel, principal analista da agência da classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) para o Brasil, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que apesar da relativa melhora econômica do País no segundo semestre deste ano, ainda vai demorar para o Brasil recuperar o grau de investimento, perdido em 2015.

Para ela, a aprovação da reforma da Previdência “foi importante”, mas o Brasil ainda lida com “fraquezas estruturais” que deverão ser corrigidas. “O crescimento da economia ainda é baixo e temos esse passado recente de obstáculos políticos que, no fim, impediram a aprovação de algumas reformas”, afirmou.

Noticiário corporativo

A Petrobras comunicou que teve início a fase vinculante para a venda de dois campos na Bacia do Espírito Santo. A petrolífera também informou, em outro comunicado, que estendeu para 15 de janeiro o prazo para ofertas por quatro blocos na Bacia de Pelotas (RS).

Continua depois da publicidade

Já a Eletrobras avisou ao mercado que acabou o prazo para a aquisição das sobras das ações emitidas durante o aumento de capital da empresa. Segundo a estatal, os compradores deverão pagar os papéis hoje e amanhã, com exceção dos que os adquiriram na B3, que deverão efetuar o pagamento no dia 30.

Enquanto isso, segundo a agência de notícias Reuters, o novo presidente da Boeing, Dave Calhoun, em meio à crise dos aviões 737 Max, já enfrenta pressões de reguladores europeus sobre a compra do braço comercial da Embraer, considerada crucial para a estratégia de longo prazo da americana.

Autoridades da União Europeia que investigam a aquisição pediram que as empresas forneçam mais 1,5 milhão de páginas de documentos e dados referentes a 20 anos de vendas, disseram à Reuters duas pessoas a par do processo.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.