Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro cai com atenção ao Copom após ataque de Lula a Campos Neto

Feriado nos EUA deve reduzir liquidez dos negócios por aqui

Felipe Moreira

B3  Bovespa  Bolsa de Valores de São Paulo  (Germano Lüders/InfoMoney)
B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera com baixa nesta quarta-feira (19), em dia de liquidez reduzida em função do feriado nos EUA, com atenções voltadas para decisão de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom) e como os integrantes do colegiado irão votar.

Lula acusou na terça-feira o presidente do BC, Roberto Campos Neto, de trabalhar para prejudicar o país, sinalizando que indicará um sucessor para o cargo de chefe da autarquia que seja “sério, responsável e imune aos nervosismos momentâneos do mercado”.

As expectativas para o resultado da reunião, que será divulgado após o fechamento do mercado, consolidaram-se em torno da manutenção da Selic em 10,5%, dando fim ao ciclo de afrouxamento monetário.

Continua depois da publicidade

Lula tem reunião nesta manhã com diversos ministros, entre eles o da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; e do Meio Ambiente, Marina Silva. À tarde, no Rio de Janeiro, ele participa da posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Às 9h10, o índice futuro com vencimento em agosto caia 0,18%, aos 121.180 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Wall Street, os índices futuros operam sem direção única, em dia de feriado de Juneteenth, que mantém os mercados americanos à vista fechados, apesar da abertura dos mercados futuros.

Nesta manhã, Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,03%, S&P500 avançava 0,09% e Nasdaq Futuro subia de 0,21%.

Ibovespa, dólar e mercado externo


O dólar comercial caía 0,05%, cotado a R$ 5,430 na compra e R$ 5,431 na venda. dólar futuro (DOLFUT) operava com baixa de 0,24%, indo aos 5.435 pontos.

Continua depois da publicidade

No mercado de juros, os contratos futuros operavam com alta. O DIF26 subia 0,02 pp, a 11,30%; DIF27, +0,03 pp, a 11,65%; DIF29 +0,02 pp, a 12,02%; DIF31, +0,02 pp, a 12,16%.

As cotações do petróleo operam em queda, com preocupações sobre a demanda da commodity após um aumento inesperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA.

As cotações do minério de ferro na China fecharam com leve baixa, à medida que as discussões de mercado sobre possíveis cortes na produção de aço na China, principal consumidor, pesaram sobre os preços do principal ingrediente siderúrgico.

Continua depois da publicidade

Já os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em alta, após mais um dia de máximas históricas em Wall Street e de a estrela da inteligência artificial (IA) Nvidia assumir o posto de empresa mais valiosa do mundo.

Os mercados europeus operam no vermelho em sua maioria, após dados de inflação do Reino Unido ficarem em linha com as expectativas de 2,0%, atingindo a meta do Banco da Inglaterra (BoE) antes da sua decisão sobre a juros na quinta-feira (20).