Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro cai após forte alta da véspera, na contramão do mercado internacional

Inteligência artificial e decisão de juros de bancos centrais são alguns dos temas de maior destaque nesta terça-feira

Felipe Moreira

B3  Bovespa  Bolsa de Valores de São Paulo  (Foto: Ilustração de Germano Lüders/InfoMoney)
B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Ilustração de Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta terça-feira (28), após o índice à vista fechou em alta de 2,0% na véspera, aos 124.861 pontos e na contramão dos mercados globais. Isso acontece um dia depois que o surgimento de um modelo chinês de inteligência artificial provocou uma enorme venda de ações de tecnologia no mundo todo, além de gerar uma busca por ativos seguros, como títulos governamentais e moedas fortes.

O movimento observado na véspera ainda forneceu outro elemento de consideração para investidores, uma vez que eles vinham direcionando todas as atenções para o novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem anunciado uma série de medidas em seus primeiros dias no cargo.

Sem dados ou eventos macro relevantes hoje. O principal evento macro desta semana é a decisão de juros do Federal Reserve (banco central dos EUA), prevista para amanhã. O Fed deverá manter os juros inalterados e sinalizar pouco espaço para flexibilização adiante.

Aproveite a alta da Bolsa!

No Brasil, o Copom deve seguir o plano sinalizado em dezembro. Assim, antecipamos uma alta de 1,00 p.p. na taxa Selic esta semana (para 13,25%) e a sinalização de aumento semelhante para a reunião de março. Não esperamos um sinal explícito para a reunião de maio.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza hoje uma série de reuniões ao longo do dia, com destaque para um encontro que reunirá representantes da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Às 9h13 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro caía 0,05%, aos 125.440 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,01%, S&P500 subia 0,22% e Nasdaq Futuro avançava 0,38%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com baixa de 0,08%, cotado a R$ 5,908 na compra e na venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,31%, a 5.918 pontos.

As ações de Hong Kong subiram nesta terça depois que Wall Street viu uma queda enorme nas ações de empresas de tecnologia, enquanto os mercados na China, Taiwan e Coreia do Sul estavam fechados devido a um feriado.

Continua depois da publicidade

Já as ações relacionadas a chips do Japão estenderam as perdas pelo segundo dia, já que o desafio da startup chinesa de IA DeepSeek à liderança global dos Estados Unidos em inteligência artificial ameaça as empresas de tecnologia asiáticas que fazem parte da cadeia de valor de IA dos EUA.

Os preços do petróleo operam em alta após o tombo da véspera, com notícias sobre o crescente interesse no modelo de inteligência artificial (IA) de baixo custo da startup chinesa DeepSeek gerando preocupações sobre a demanda de energia para abastecer data centers.

(Com Reuters)