Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro cai antes de coletiva sobre relatório fiscal e dados dos EUA

PMIs nos EUA e discursos de dirigentes do Fed são alguns dos temas de maior destaque

Felipe Moreira

Publicidade

O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta segunda-feira (23), com investidores à espera da apresentação do relatório fiscal bimestral do governo. Representantes da Secretaria de Orçamento Federal, do Tesouro e da Receita Federal estarão presentes em coletiva de imprensa sobre o documento, que foi enviado ao Congresso nesta sexta. De acordo com nota do Planejamento, o relatório bimestral de receitas e despesas apontou uma necessidade de ampliar em 2,1 bilhões de reais o bloqueio de verbas com o objetivo de cumprir o limite de gastos deste ano.

Na agenda internacional desta semana, o evento mais importante será a divulgação da inflação medida pelo núcleo do deflator das despesas de consumo pessoal nos EUA – core PCE, em inglês – referente a agosto (sexta-feira). Ao longo da semana, vários dirigentes do Fed falarão publicamente, incluindo o Presidente Jerome Powell (quinta-feira). 

Por aqui, as atenções do mercado estarão voltadas para a ata da reunião do Copom na terça-feira e o Relatório Trimestral de Inflação, na quinta-feira. Além disso, o IBGE divulgará o IPCA-15 de setembro na quarta-feira e a Pnad Contínua de agosto na sexta-feira, enquanto o Ministério do Trabalho publicará a criação líquida de empregos formais (Caged) na quinta-feira. O Banco Central também divulgará dados do setor externo na terça-feira e mercado de crédito na sexta-feira. Por fim, o Tesouro Nacional publicará, na sexta-feira, o resultado primário do governo central referente a agosto.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Às 9h14 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro caía 0,25%, aos 131.275 pontos.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,05%, S&P500 subia 0,13% e Nasdaq Futuro avançava 0,19%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista opera com alta de 0,95%, cotado a R$ 5,572 na compra e R$ 5,573 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) subia 0,99%, indo aos 5.578 pontos.

Continua depois da publicidade

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam com leve alta, com preocupações de que o conflito no Oriente Médio possa afetar a oferta na principal região produtora e expectativas de que o corte da taxa de juros dos EUA na semana passada apoiará a demanda.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda, à medida que investidores avaliam as perspectivas de demanda da China em meio a uma recuperação econômica desigual e uma oferta mais forte em comparação com novas medidas de flexibilização monetária do maior consumidor do mundo.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, enquanto os investidores assimilavam as decisões de juros do Japão e da China, bem como o corte de juros do Fed na semana passada.

Continua depois da publicidade

Já as bolsas da Europa operam mistas, com dados de atividade empresarial da Alemanha e da França apontando novos declínios nas duas maiores economias da região.