Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa Futuro abre com leve baixa em dia de reunião de Lula com equipe econômica

Resultados da Netflix e falas do Fed são destaques no exterior

Felipe Moreira

Painel de cotações na B3, em São Paulo
19/10/2021
(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Painel de cotações na B3, em São Paulo 19/10/2021 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Publicidade

O Ibovespa futuro opera com ligeira queda nos primeiros negócios desta quinta-feira (18), com atenção à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros da área econômica, em dia de divulgação pelo Ministério da Fazenda de grade de parâmetros macroeconômicos.

A agenda de Lula prevê inicialmente uma primeira reunião às 9h30 (horário de Brasília) com diversos ministros. Já às 15h30 o encontro é com Junta de Execução Orçamentária (JEO).

Já a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda divulga às 16h novas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação. Em maio, a estimativa era de crescimento econômico de 2,5% para este ano, com alta do IPCA de 3,70%.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

A atualização oficial dos dados elaborados pela SPE serve como base para que o governo revise a estimativa para a trajetória de suas receitas e despesas e projete se deve cumprir as regras fiscais para o ano, já que o desempenho da economia influencia a arrecadação de impostos. A avaliação é feita a cada dois meses.

Às 9h13, o índice futuro com vencimento em agosto caía 0,05%, aos 130.280 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Wall Street, Dow Jones Futuro operava com baixa de 0,09%, S&P500 subia 0,18% e Nasdaq Futuro avançava 0,45%, após um dia de queda aprofundada desencadeada por fala mais dura de Trump, aumento de tensões geopolíticas e fatores técnicos. Investidores ainda acompanharão de perto declarações de membros do Federal Reserve (Fed) e resultados da Netflix.

Ibovespa, dólar e mercado externo


O dólar comercial operava com alta de 0,27%, cotado a R$ 5,498 na compra e na R$ 5,499 venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) subia 0,28%, indo aos 5.513 pontos.

No mercado de commodities, os preços do petróleo operam sem direção única, depois de um declínio semanal maior que o esperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA.

Continua depois da publicidade

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, pressionadas pelo enfraquecimento do mercado de aço chinês, enquanto os investidores aguardavam detalhes das prováveis ​​medidas de estímulo de Pequim anunciadas na Terceira Reunião Plenária.

Os mercados asiáticos fecharam sem direção única, com parte delas afetadas pelo tombo das ações de tecnologia em Nova York ontem e as de Xangai e de Hong Kong aguardando o resultado de uma reunião de líderes chineses.