Publicidade
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, pode estar se aproximando de uma correção após um período de alta. É o que afirma Rodrigo Cohen, embaixador da XP Investimentos, em sua análise técnica.
Apesar de manter a tendência de alta, há sinais de que o índice pode enfrentar ajustes em breve. Semana passada, o Ibovespa terminou com queda de 0,7%. Em 2024, a Bolsa acumula perda de 1,78%.
“A última semana fechou em queda, e o gráfico semanal mostra um padrão de reversão de baixa, com um candle conhecido como martelo invertido ou estrela cadente. Isso indica cautela, especialmente porque o Ibovespa já vem caindo nas últimas semanas”, disse Cohen.
No entanto, Cohen ressalta que, tecnicamente, o índice segue acima da média móvel de 200 períodos, o que ainda mantém a tendência de alta.
“Temos topos e fundos ascendentes, o que sugere que a força compradora ainda está presente. Mas, de acordo com a teoria das ondas de Elliott, podemos estar iniciando uma onda A, o que seria um sinal de correção. Se isso se confirmar, o índice pode buscar o patamar dos 116 mil pontos”, explicou.
Ibovespa: fatores externos e internos mexem com Bolsa
Além dos fatores técnicos, o cenário econômico global e doméstico também contribui para o desempenho do Ibovespa.
Continua depois da publicidade
A recente divulgação dos dados do payroll nos Estados Unidos, acima do esperado, animou os mercados internacionais, mas pode limitar a queda dos juros no país.
“Lá fora, o mercado ficou animado com os números, mas isso pode ter um efeito negativo, pois os juros podem não cair tanto quanto o esperado”, destacou Cohen.
No Brasil, a notícia do aumento do rating do país pela Moody’s, colocando o Brasil a um nível do grau de investimento, não teve o impacto esperado no mercado.
Continua depois da publicidade
“Internamente, ainda há muitas incertezas, principalmente em relação ao fiscal e aos cortes de gastos que o governo precisa fazer. Isso acabou refletindo nos preços e o Ibovespa não teve uma semana positiva”, analisou.
O embaixador da XP também mencionou que os mercados norte-americano e chinês continuam sendo fatores cruciais para o desempenho do Ibovespa.
“Os movimentos econômicos desses países têm impacto direto no Brasil. Por isso, é necessário monitorar de perto as próximas semanas e os desdobramentos desses fatores externos”, completou.
Continua depois da publicidade
Estudo técnico
Aos domingos, às 19h, Cohen faz uma live no canal do Arena Trader da XP. O analista fala sobre minicontratos de dólar e índice, principais ações e futuros de Bitcoin.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o InfoMoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice, além de apresentar as melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.