Ibovespa sobe 0,17% sustentado por Petrobras e Vale com commodities; veja destaques

Sabesp apareceu entre destaque entre os ganhos após o Goldman Sachs recomendar a compra das ações da empresa

Reuters

Publicidade

(Reuters) – O Ibovespa fechou com uma alta marginal nesta segunda-feira, sustentada por Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), na esteira do avanço do petróleo e do minério de ferro no exterior, mas distante da máxima do dia, em meio ao viés negativo em Wall Street e avanço nos rendimentos dos Treasuries.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,17%, a 132.017,84 pontos, tendo marcado 132.942,57 pontos na máxima. Na mínima do dia, caiu a 131.676,47 pontos. O volume financeiro no pregão somou R$ 17,84 bilhões.

Após os ajustes de setembro, a bolsa paulista tem encontrado dificuldade para definir uma tendência em outubro, com receios fiscais e perspectivas de novos aumentos da taxa Selic dividindo as atenções com o corte de juros nos Estados Unidos, estímulos na China e os efeitos do conflito no Oriente Médio.

Na visão da equipe da Ágora Investimentos, a tensão no Oriente Médio tem deixado investidores mudo afora mais cautelosos, o que pesa sobre os ativos brasileiros, ainda que a alta das principais commodities possa atenuar isso.

Em Nova York, o S&P 500 .SPX, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou em baixa de quase 1%, enquanto o rendimento do título de 10 anos marcava 4,02%, superando 4% pela primeira vez em dois meses, de 3,98% na última sexta-feira.

DESTAQUES:

Continua depois da publicidade