Ibovespa cai cerca de 1% e volta a operar abaixo dos 130 mil após vitória de Trump

Cisão de que as políticas de Trump são potencialmente inflacionárias elevava os rendimentos dos Treasuries tende a minar ativos de mercados emergentes

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Ibovespa registrava queda de mais de 1% após vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. Às 10h14 (horário de Brasília) desta quarta-feira (6), o Ibovespa caía 1,17%, a 129.130 pontos, mais uma vez abaixo da marca dos 130 mil pontos.

Apesar da redução de incertezas com o desfecho eleitoral na maior economia do mundo, a visão de que as políticas de Trump são potencialmente inflacionárias elevava os rendimentos dos Treasuries, o que tende a minar ativos de mercados emergentes.

De acordo com o gestor Oliver Blackbourn, da Janus Henderson, o movimento nos títulos do Tesouro dos EUA ocorre devido à evolução contínua das expectativas da taxa de juros e ao potencial de aumento da inflação.

Continua depois da publicidade

LEIA MAIS:

Ele também destacou em comentário à Reuters que o avanço nos futuros acionários norte-americanos não é surpreendente, dadas as indicações de que os republicanos tentarão manter os cortes de impostos existentes e fazer mais.

O futuro do S&P 500 subia 2,15%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA avançava a 4,4551%.

Continua depois da publicidade

Uma bateria de resultados corporativos também ocupava as atenções, com Gerdau (GGBR4) entre os destaques positivos, com alta de 6,2% após balanço e anúncio de dividendos, enquanto GPA (PCAR3) perdia 4,69%, com desempenho trimestral também no radar.

Investidores permanecem na expectativa do pacote fiscal, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando que a rodada de reuniões com os ministros sobre as medidas está concluída. Investidores também aguardam a decisão de juros do Banco Central no final do dia.

(com Reuters)

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.