Publicidade
SÃO PAULO – Na última quinta-feira (6), ganhou destaque no noticiário internacional uma reportagem da revista Newsweek, que afirmou ter descoberto a identidade do misterioso criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto. Ele seria um homem de 64 anos que leva uma vida modesta na Califórnia.
A jornalista Leah McGrath Goodman entrevistou até mesmo o irmão de Satoshi, Arthur Nakamoto, que o elogiou, mas também fez alertas contra o seu irmão ao chamá-lo de “babaca”. Porém, todas essas informações podem não ser verdadeiras.
Pelo menos é o que disse o “suposto” Satoshi Nakamoto em entrevista para a agência Associated Press. Dorian Nakamoto afirmou que nunca ouviu falar da moeda virtual, até que o seu filho o contou que fora abordado por um repórter três semanas atrás.
Nakamoto afirmou que muitas informações divulgadas pela revista, como o fato de já ter trabalhado para empresas de defesa – como nos sistemas da Força Aérea e na Marinha -, estavam corretas, mas negou categoricamente que esteja por trás dos bitcoins. Vale ressaltar que, desde 2009, ano de criação da moeda, a identidade de seu criador nunca foi revelado, sabendo-se apenas que o nome por trás dela era Satoshi Nakamoto, mas que poderia muito bem se tratar de um pseudônimo.
Apesar de negar categoricamente, a jornalista afirmou ter se encontrado com Nakamoto em sua residência em Temple City, na Califórnia, mas que foi escoltada por dois policiais chamados pelo próprio executivo. Segundo ela, ele é uma pessoa extremamente paranoica, especialmente em relação ao governo.
E, em uma rede social, o “criador real do bitcoin” afirmou na manhã desta sexta-feira que ele não é o homem alegado pela revista. Ele disse simplesmente: “Eu não sou Dorian Nakamoto”.
Continua depois da publicidade
Quem é Satoshi Nakamoto?
Nakamoto é a pessoa que teve a ideia para a Bitcoin, projetando o software que permite a utilização da moeda virtual. Em 2008, ele publicou um documento no The Cryptography Mailing descrevendo o funcionamento da Bitcoin. No ano seguinte, ele lançou o primeiro programa para Bitcoin e as primeiras moedas foram criadas.
Ele ainda continuou a contribuir para o desenvolvimento da Bitcoin junto com outros desenvolvedores até que Nakamoto começou a se distanciar do negócio e de seus parceiros em 2010. Nesta época ele entregou o controle e o código-fonte da moeda virtual para Gavin Andresen – cientista chefe da Bitcoin Foundation -, além de entregar o domínio do site Bitcoin.org e de outros sites para diferentes membros da comunidade da Bitcoin.
Em dezembro de 2013, era estimado que Nakamoto tivesse um milhão em Bitcoin, o que, na época, valia em torno de US$ 1,1 bilhão.