Publicidade
Henrique Meirelles é o entrevistado nesta quinta-feira (24), a partir das 18 horas, do programa Stock Pickers, com apresentação de Lucas Collazo e Henrique Esteter. Ele está lançando o livro autobiográfico “Calma sob pressão – o que aprendi comandando o Banco de Boston, o Banco Central e o Ministério da Fazenda” (editora Planeta).
Na entrevista, Meirelles afirma que nunca foi convidado para assumir a pasta da Fazenda no atual governo Lula. No entanto, ele lembra que desde a campanha, o presidente indicava que daria “grande ênfase na expansão dos gastos públicos”.
Ele, no entanto, faz uma alerta de que em pouco tempo o nível total de dívida pública em relação ao PIB pode chegar a 82%: “É um patamar muito alto para um país emergente”. O ex-ministro não crê em grande corte de gastos pelo governo e é “muito difícil para ele (Lula), a essa altura, mudar politicamente”.
Por ter boa relação com Lula, Meirelles acha que Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central a partir de janeiro, tem condições de dar certo na instituição. O executivo financeiro crê ainda que as reformas crescentes têm ajudado no crescimento do PIB, mas não acha que agências de classificação de risco darão grau de investimento ao Brasil, justamente por conta do fiscal. Ele diz que o investidor internacional também está preocupado com o risco fiscal.
Para assistir a entrevista completa de Henrique Meirelles nesta quinta no programa Stock Pickers, acesse aqui a partir das 18 horas, e acompanhe a cobertura completa no InfoMoney.