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O Grupo Mateus (GMAT3) registrou aumento de 25% no lucro líquido no quarto trimestre de 2023 em relação a igual período de 2022, saindo de R$ 311 milhões para R$ 388 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 607 milhões, alta anual de 18,9%. Já a margem Ebitda caiu de 0,4 p.p. (pontos percentuais), para 8,0%.
A empresa explica que a “melhora sequencial da performance de vendas em mesmas lojas junto com uma maior consistência de margem bruta, manutenção do patamar de despesas operacionais e retomada da linha de verbas operacionais contribuíram para desempenho apresentado no trimestre”.
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A receita líquida somou R$ 7,541 bilhões no quarto trimestre do ano passado, crescimento de 24,4% na comparação com igual etapa de 2022.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 1,647 bilhão no quarto trimestre de 2023, um aumento de 27,8% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 21,8% no 4T23, alta de 0,6 p.p. frente a margem do 4T22.
As despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, um aumento de 26,0% quando comparado ao 4T22. As despesas com vendas, por sua vez, totalizaram R$ 991,9 milhões, um acréscimo de 24,0%, em decorrência, principalmente, da inauguração de 12 lojas no trimestre, incluindo a chegada em Recife e Olinda.
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O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 128,4 milhões no quarto trimestre de 2023, uma elevação de 30,3% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
Em 31 de dezembro de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 489,4 milhões, versus uma dívida de R$ 33,9 milhões ao final de 2022.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,3 vez em dezembro de 2023, alta de 0,3 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.
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