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O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, reportando um lucro líquido de R$ 379,2 milhões, uma variação positiva de 20,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este resultado foi influenciado pela melhoria do Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e pelo redesenho do planejamento tributário da companhia.
O Ebitda, pós IFRS 16 e excluindo efeitos extraordinários, atingiu R$ 684,5 milhões, um aumento de 33,5% em comparação ao terceiro trimestre de 2023. Tal desempenho reflete o crescimento de vendas, a expansão da margem bruta e a diluição das despesas no trimestre, além da exclusão dos efeitos extraordinários.
A margem Ebitda foi de 8,2%, uma variação de 0,8 pontos percentuais, refletindo a expansão das margens devido ao controle de custos e aumento de preços.
No terceiro trimestre de 2024, o Grupo Mateus registrou um resultado financeiro negativo de R$ 149,8 milhões, ante perdas de R$ 100,048 milhões de um ano antes, uma piora de 49,8%.
Balanço Grupo Mateus (GMAT3)
A receita líquida no terceiro trimestre foi de R$ 8,337 bilhões, representando um crescimento de 20,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento da receita foi impulsionado pela abertura de 24 lojas nos últimos 12 meses e pelo crescimento de 7,7% nas vendas nas mesmas lojas (SSS). Um ano antes, o SSS havia subido 4,3%..
Em relação aos custos, as despesas operacionais totalizaram R$ 1,209 bilhões, uma variação positiva de 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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A dívida líquida foi de R$ 1,109 bilhão em setembro de 2024, uma variação positiva em comparação aos R$ 661,0 milhões no mesmo período do ano anterior. O índice de alavancagem, expresso pela relação entre a dívida líquida e o Ebitda ajustado dos últimos 12 meses, foi de 0,56x, ante 0,44x, de um ano antes, refletindo o aumento no endividamento devido ao maior investimento em estoque
Durante o 3T24, a companhia investiu R$ 244,5 milhões em ativos fixos, uma queda de 35,1% versus o 3T23. Essa redução é resultado do menor investimento em Novas lojas, reflexo do menor número de lojas inauguradas ao longo do 3T24 (4 lojas) versus o mesmo período do ano anterior (7 lojas).
(Reportagem escrita com auxílio de inteligência artificial. Edição: Rodrigo Petry)