Grupo hacker norte-coreano tem novo alvo e mira empresas cripto do Japão

Grupo afiliado ao governo da Coreia do Norte tem atacado empresas japonesas com links de phishing via e-mail e nas redes sociais

CoinDesk

Rua de comércio no Japão (Foto: Colton Jones/Unsplash)
Rua de comércio no Japão (Foto: Colton Jones/Unsplash)

Publicidade

O grupo de cibercriminosos norte-coreanos Lazarus atacou uma série de empresas japonesas de criptomoedas por meio de phishing e outras formas de engenharia social, de acordo com um comunicado conjunto da polícia local e da Agência de Serviços Financeiros do Japão.

De acordo com o portal Japan News, algumas empresas tiveram seus sistemas internos invadidos e algumas criptomoedas foram roubadas.

Phishing é uma forma de hack que envolve o envio de um link infectado por malware para uma vítima. Nele, um vírus será instalado no computador alvo quando o link for clicado. Segundo as divulgações, o Lazarus está compartilhando esses links por e-mail e pelas redes sociais.

Leia mais:
Banco BRB (BSLI4) sofre instabilidades que podem estar ligadas a suposto ataque hacker

O Lazarus Group é acusado de estar por trás do roubo de US$ 625 milhões da blockchain Ronin Network (RON), do jogo Axie Infinity (AXS). A empresa de análise de blockchain Elliptic também rastreou o hack de US$ 100 milhões da ponte Horizon até o Lazarus em junho.

A Agência de Polícia Nacional Japonesa não revelou nenhuma das empresas envolvidas nem os valores roubados, mas nomeou como responsável o grupo de hackers – algo que a agência raramente faz antes da prisão, a fim de evitar que um possível hack aconteça.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil