Publicidade
SÃO PAULO – A Grécia vem há tempos sendo citada como a vilã do mercado financeiro por conta dos efeitos do alto endividamento e seus reflexos na economia europeia e mundial. Os problemas financeiros no país abriram margens para a declaração de default de sua dívida e, mais recentemente, a sua possível exclusão da moeda única.
O fato é que Grécia gastou muito mais do que devia nas últimas décadas e por conta desses gastos fez uma série de pedidos de empréstimos de grande valor, que deixaram sua economia cada vez mais dependente deste endividamento. Em complemento, o país aumentou os gastos públicos e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.
No final de 2009, o país começou a ganhar os holofotes sendo apontado como “o próximo Dubai” por sua complicada situação fiscal. Nos anos seguintes, o mercado acompanhou uma série de notícias de renegociação de dívidas, medidas de austeridades fiscal e rebaixamento de ratings por agências de classificação de risco que colocam em xeque a capacidade de o país se recuperar.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Para entender um pouco da tragetória econômica deste país – que além de conhecido por suas belezas naturais passou a ser foco pelos seus sérios problemas econômicos e políticos -, o Portal InfoMoney compilou os principais eventos ocorridos entre os anos de 2010 até os primeiros meses de 212, com base em notícias publicadas pela imprensa e pelo Portal InfoMoney durante o periodo. Confira:
2010
2011
Continua depois da publicidade
2012