Publicidade
O governo federal está desenvolvendo um sistema de alertas de emergência para celular sobre chuvas e deslizamentos com uso de sons e pop-ups, mais chamativos e perceptíveis do que as mensagens de texto usadas atualmente.
A expectativa é implantar o novo sistema – chamado de cell broadcast – em celulares que estejam no Sul e Sudeste até dezembro, início da estação de chuvas.
A Defesa Civil deve testar o sistema em dez municípios que, apesar de pequenos, têm histórico de desastres, segundo Gustavo Borges, superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em entrevista à TV Globo.
Não será necessário cadastro para que o celular receba as notificações. O aparelho só precisa estar em uma área com cobertura de internet e conectado a uma rede 5G ou 4G. Além disso, é preciso que ele seja compatível com a tecnologia, que funciona em celulares comprados a partir de 2020.
Segundo Borges, a Defesa Civil seguirá enviando alertas via SMS, em uma modalidade que pede um cadastro de endereços (CEPs) de interesse por parte do usuário do celular. O método, porém, reduz a efetividade dos alertas.
De acordo com o portal g1, Claro, Tim e Vivo já implementaram em suas redes o novo sistema, cuja engenharia foi concluída em 2023. Para a implantação definitiva, ainda faltam o treinamento das equipes da Defesa Civil e o plano de comunicação.