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A Gol (GOLL4) informou nesta segunda-feira (17) que projeta um lucro por ação de R$ 0,60 por ação no primeiro trimestre, acima da estimativa divulgada no início de março, quando esperava equilíbrio financeiro no período.
A companhia aérea prevê uma margem Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização, ou Ebitda, sobre receita) de 24% no período entre janeiro e março, contra projeção anterior de 22%.
A receita unitária de passageiros (PRASK) esperada para o primeiro trimestre é maior em aproximadamente 36%, comparada ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pela recuperação contínua na demanda de viagens de lazer combinada com um aumento em viagens internacionais, informou a aérea.
A receita Smiles foi maior em 41% em comparação ao mesmo período de 2022 com um crescimento na base de clientes de
8% versus 1T22. A receita unitária total (RASK) deverá apresentar crescimento de 38% na comparação ano sobre ano, segundo a empresa.
O custo unitário ex-combustível (CASK Ex-Combustível) deverá aumentar aproximadamente 11% comparativamente ao 1T22, principalmente devido à efeitos inflacionários nos custos variáveis e ao aumento no número de decolagens. Os custos
unitários com combustível (CASK combustível) deverão apresentar aumento de 32% comparativamente ao 1T22, impactado pelo aumento do preço médio do querosene de aviação (QAV) em aproximadamente 25%.
A Gol ainda relembra que, em março, a GOL extinguiu R$ 5,6 bilhões em dívidas e, excluindo o GOL SSN, a alavancagem financeira da Companhia representada pelo indicador Dívida Líquida/Ebitda dos últimos doze meses foi de aproximadamente 6,1 vezes em 31 de março de 2023 (cerca de 4,5 vezes em IFRS-16). Incluindo o GOL SSN, a Dívida Líquida/Ebitda foi de aproximadamente 8 vezes no trimestre findo em março de 2023 (cerca de 6 vezes em IFRS-16).
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A liquidez total no final do trimestre está estimada em R$ 4,4 bilhões.
“De maneira geral, esperamos que o 1T23 seja um trimestre positivo paras as companhias do setor aéreo. Além de uma sazonalidade favorável, tivemos o primeiro efeito integral da isenção de PIS/COFINS (MP. 1147/22), extensão da isenção de ICMS do querosene de aviação (QAV), uma queda significativa no preço do barril de petróleo ao final de 2022 e um dólar relativamente inferior ao 4T22. O cenário de retomada fez com que o bom nível de demanda persiste ao longo dos 3 primeiros meses de 2023, isso ajudou a manter o nível de tarifa/km voado em patamar elevado. A combinação desses fatores deve fazer com que as companhias divulguem dados operacionais e margens sólidas”, aponta a Genial Investimentos em prévia de balanço.