GM vende fatia em fábrica de baterias para veículos elétricos nos EUA para LG Energy

Medida reflete percepção de que suas fábricas serão suficientes para atender à demanda de curto prazo por veículos elétricos sem investimento adicional

Bloomberg

Sede da GM em Detroit, EUA (Jeff Kowalsky/Bloomberg)
Sede da GM em Detroit, EUA (Jeff Kowalsky/Bloomberg)

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A General Motors está vendendo sua participação em uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Lansing, Michigan, para o parceiro sul-coreano LG Energy Solution, recuperando cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) em investimentos de uma instalação que ainda fornecerá células de energia para os veículos elétricos da montadora.

A medida, que a GM anunciou nesta segunda-feira (2), reflete a percepção da montadora de que suas fábricas de células de bateria em Ohio e Tennessee, juntamente com alguns suprimentos da nova planta em Lansing, serão suficientes para atender à demanda de curto prazo por veículos elétricos sem investimento adicional de capital. A GM continua a aumentar as vendas de veículos elétricos, mas uma desaceleração na demanda e a incerteza política sobre o futuro dos créditos fiscais federais para veículos elétricos tornaram as perspectivas futuras para veículos totalmente elétricos menos certas.

A transação deve ser concluída no primeiro trimestre do próximo ano, informou a empresa em um comunicado.

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A GM ainda possui 50% de participação, junto com a LG, na Ultium Cells, que possui as duas fábricas de baterias existentes em Ohio e Tennessee. A planta em Lansing está quase concluída. A LG poderá vender células de bateria fabricadas em Lansing para a GM e outros fabricantes de automóveis, disse o porta-voz da GM, Jim Cain, em uma entrevista.

“Temos as células e as capacidades de fabricação adequadas para crescer com o mercado de veículos elétricos de maneira eficiente em termos de capital”, disse Paul Jacobson, vice-presidente executivo e CFO da GM, no comunicado. “Quando concluída, esta transação também ajudará a LG Energy Solution a atender à demanda aproveitando a capacidade que está quase pronta para entrar em operação e tornará a GM ainda mais eficiente.”

A GM e a LG também planejam desenvolver conjuntamente células prismáticas, uma mudança em relação à dependência das células tipo “bolsa” atualmente fabricadas pela Ultium, disse a GM em um comunicado separado. As células prismáticas têm formato retangular e podem ser embaladas de forma mais eficiente para reduzir peso e custo, além de simplificar a fabricação.

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Sob a direção de Kurt Kelty, um ex-executivo da Tesla que a GM contratou no início deste ano para liderar seu desenvolvimento de baterias, a empresa baseada em Detroit começou a fazer alterações na forma e na composição de suas células e pacotes de bateria.

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