Empresário tem dificuldade de crescer com atual nível de juros, lamenta gestor

Christian Keleti, CEO da Alpha Key, aponta que houve uma piora do mercado muito grande

Augusto Diniz

Publicidade

A necessidade de o governo “virar o jogo” é premente para Christian Keleti, CEO da Alpha Key, que participou com Bruno Rignel, CIO da casa, do episódio 269 do programa Stock Pickers, com apresentação de Lucas Collazo e Henrique Esteter.

“O empresariado quer colocar dinheiro no Brasil, mas é inviável”, afirma Keleti, acrescentando que o nível que os juros está “ninguém aguenta”. “E aí ele não vai mais investir, contratar. Vai tirar o pé”, complementa.

Leia também: Descubra quanto R$ 1 milhão rende com 100% do CDI após a alta da Selic

Para o CEO, o governo precisa entender que o empresariado quer investir, mas com visibilidade e retorno do investimento. “A iniciativa privada é a maior empregadora do país, não é o funcionalismo público. Respeito muito o funcionalismo público, mas o setor privado e motor desse país”, destaca.

Leia também: Copom manteve tom agressivo para afastar dúvidas sobre moderação, dizem economistas

Capitalização baixa

Ele acha que a piora do mercado se deve a uma conjunção de fatos e a onda de resgates de investimentos estrangeiros da Bolsa teve como ponto culminante o “fatídico” anúncio do pacote fiscal em novembro. “Ali os estrangeiros saíram do país de vez”, diz.

Continua depois da publicidade

O gestor acha que as empresas hoje estão chegando a um nível de capitalização semelhante à crise de 2016.

“Se o Lula 4 (caso seja reeleito) for igual a essa primeira metade do Lula 3, nós vamos ter um problema”, diz. Para ele, é preciso o governo entender a necessidade de mudar de rumo para que os investimentos retornem ao país.