Publicidade
Com duas décadas de experiência e faturamento acima dos R$ 36 milhões, segundo dados da própria empresa, o grupo ZCapital, alavancou o crescimento buscando soluções espelhadas no mercado financeiro e aposta em parcerias e diversificação dos negócios para seguir na rota de crescimento de dois dígitos.
A holding com sede em Campo Grande (MS) atua no mercado imobiliário e investe em venture capital. “Trabalhamos com incorporação imobiliária residencial, compra e venda de imóveis residenciais e comerciais, locação de imóveis, investimos em loteamentos e empreendimentos multi-residenciais, somos investidores de uma construtora e temos participação em startups do mercado imobiliário, saúde e agrofloresta”, diz Bruno Antônio Zanetti, CEO da Holding.
Ao todo, o grupo possui participações em 16 empresas e uma ONG. “Encontrar parceiros certos nos ajuda a crescer mais rápido. Nós entramos com o capital, apoiamos com know how conforme necessário e conseguimos ótimos resultados por meio de sociedades”, diz o executivo.
Para ele, a diversificação das áreas de atuação é reflexo do conhecimento adquirido no mercado financeiro.
“Sou muito grato aos ensinamentos de todos que vieram antes de mim, sou neto e filho de gestores e vendedores, e quando me aprofundei no mercado financeiro e passei a ser investidor profissional, houve uma mudança significativa no estilo de gestão da empresa e começamos a decolar e crescer, em média, 20 % ao ano”, conta.
Zanetti conta que a imersão no mercado financeiro aconteceu com a ajuda da XP e de assessores que colaboraram para criar uma visão sobre onde dedicar tempo e recursos para obter ganhos maiores. “Nós tínhamos negócios que demandavam muitos meses de atenção e traziam retorno baixo. Depois que compreendi a lógica do mercado de capitais, consegui focar em frentes mais vantajosas em termos de prazo de retorno, esforço e rentabilidade”, diz.
Continua depois da publicidade
Segundo o CEO, toda a gestão de caixa e planejamento financeiro da empresa é realizada com ajuda de um assessor da XP. “O contato é praticamente diário e o dinheiro nunca fica parado na conta, está sempre alocado e gerando rendimentos. É importante contar com essa parceria”, destaca.
Com uma estrutura enxuta, a companhia conta com sete colaboradores diretos e mais de 90 indiretos, que ficam alocados nas sociedades onde a ZCapital possui participação. “Além de aprimorar nossa visão de negócios com os pilares do mercado financeiro, a receita sempre foi escolher as pessoas certas para serem sócias, baseado em valores e princípios similares”, diz.
Rotas de crescimento
Continua depois da publicidade
Para seguir na rota de crescimento, a companhia direciona forças nos dois extremos: mercado de incorporação de primeira moradia e construção de loteamentos de alto padrão além do centro oeste. “Estamos chegando em cidades do interior de São Paulo e este é um marco importante para nós”, afirma.
Além disso, a ZCapital está se aventurando em uma empreitada totalmente diferente de sua área de atuação até então: um aplicativo de saúde mental destinado para cristãos. Chamado Orazelo, a ferramenta recebeu aporte de R$ 3 milhões e deve ser lançada em setembro. A ideia, segundo Zanetti, é ser um hub de cuidados mentais para pessoas praticantes de religião e reunir especialistas em saúde que saibam lidar com as particularidades dos clientes cristãos.
“Estamos validando a fase de testes e o projeto tem o propósito de levar paz interior através do autoconhecimento e espiritualidade. É um nicho promissor e não identificamos nenhuma outra iniciativa similar para esse público no país”, diz o executivo.
Continua depois da publicidade
Para ele, mais do que obter lucro com a nova frente, a ideia é criar um canal para combater ansiedade, depressão e doenças relacionadas à saúde mental no público cristão, que naturalmente tem resistência em falar sobre o tema. “Sei que a forma mais segura e rentável de gerar caixa é no mercado imobiliário e esse novo negócio transcende isso, trata-se de um negócio claro com propósito específico que foca em gerar valor e não somente lucro”, finaliza.