GameStop pode investir em bitcoin e outras criptomoedas; ações saltam

Ações subiram 20% após o horário regular e, por volta das 19h10 (horário de Brasília), a alta no after market ainda era de 8%

Camille Bocanegra

Loja da GameStop em Nova York, EUA (REUTERS/Nick Zieminski/Arquivo)
Loja da GameStop em Nova York, EUA (REUTERS/Nick Zieminski/Arquivo)

Publicidade

A GameStop (GME), varejista de videogames, está explorando investimentos em ativos como bitcoins e outras criptomoedas. Segundo uma reportagem da CNBC, a companhia ainda está em processo de decisão sobre investimentos alternativos e seguirá adiante apenas se o movimento fizer sentido para os demais negócios da GameStop.

As ações da companhia subiram 20% após o horário regular e, por volta das 19h10 (horário de Brasília), a alta no after market ainda era de 8%.

Leia mais:

Além das declarações de três fontes próximas ao assunto, uma foto do CEO, Ryan Cohen, também ajudou a fortalecer os rumores. Cohen postou uma imagem no X com Michael Saylor, cofundador e presidente da MicroStrategy, a maior detentora corporativa de bitcoins. Embora Saylor não esteja envolvido no processo decisório sobre os investimentos, a foto pareceu se conectar às falas sobre a entrada da GameStop no universo dos criptoativos.

A MicroStrategy é considerada um case para empresas que pretendem adicionar bitcoin ao balanço patrimonial. A empresa fez investimentos na casa de bilhões de dólares no criptoativo nos últimos anos. Para analistas, a companhia deixou de ser uma ação de software para, de fato, se tornar uma holding de bitcoins.

Esse foi um dos principais fatores para a ascensão das ações da MicroStrategy, que subiram mais de 2.000% nos últimos cinco anos. Somente nos últimos doze meses, a alta foi de 373%.

Continua depois da publicidade

Apesar de apresentar uma variação semelhante nos últimos cinco anos (+2.463,50%), a GameStop mostrou uma alta mais tímida nos últimos 12 meses, +85,89%. Cohen, que ingressou no conselho da companhia em 2021, chegou com a missão de modernizar a varejista.

Parte desses esforços incluiu o lançamento de uma carteira de criptomoedas em 2022, que permitia que usuários gerenciassem suas criptomoedas e tokens não fungíveis. No entanto, em 2023, a companhia precisou encerrar o serviço, justificando a decisão por “incertezas regulatórias”.

A possível nova empreitada de Cohen seria sustentada pelo caixa que a companhia acumulou nos últimos anos, totalizando US$ 4,6 bilhões, proveniente de cortes de custos e simplificação de operações. Esse valor, no momento, seria destinado a investimentos. Desde 2023, a política de alocação de recursos tornou-se mais abrangente.

Continua depois da publicidade

Em dezembro do ano retrasado, o conselho da companhia aprovou uma política que permite que, além de Cohen, dois membros independentes do conselho e outros funcionários designados possam gerenciar o portfólio de investimentos da GameStop. No entanto, ainda há necessidade de aprovação pelo conselho para as decisões tomadas.