Nasdaq chega a cair mais de 3% com perdas em techs em meio a impulso de IA da China

Nesta segunda-feira, o AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o rival ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store, da Apple, nos Estados Unidos

Equipe InfoMoney

Publicidade

(Reuters) – O S&P 500 e o Nasdaq atingiram mínimas de uma semana nesta segunda-feira, uma vez que o aumento da popularidade de um modelo chinês de inteligência artificial de baixo custo derrubava as ações da Nvidia e de outras empresas que se beneficiam de investimentos em IA.


A startup chinesa DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo ela, usa chips de baixo custo e menos dados, aparentemente desafiando uma aposta generalizada nos mercados de que a IA impulsionará a demanda ao longo de uma cadeia de suprimentos, desde fabricantes de chips até data centers.


“É muito cedo para descrever o DeepSeek como uma ameaça existencial às soluções de IA baseadas nos EUA”, disse Richard Hunter, diretor de mercados da interactive investor.

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.


“É quase certo que isso colocará o gato entre os pombos, à medida que os investidores se esforçam para avaliar os possíveis danos que isso pode causar em um setor em expansão que impulsionou grande parte do ganho observado nos principais índices nos últimos dois anos.”


Nesta segunda-feira, o AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o rival ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store, da Apple, nos Estados Unidos.



É provável que os investidores questionem se os desenvolvimentos da DeepSeek têm o potencial de realmente desestabilizar o setor, disse Adam Sarhan, presidente-executivo da 50 Park Investments.

Continua depois da publicidade

“Se for algo que possa, então teremos uma situação em que todas essas ações de IA e o mercado como um todo serão reavaliados.”

A Nvidia, cujos chips são a principal escolha para fomentar aplicativos de IA, caía 11,7%, enquanto um indicador de ações de semicondutores recuava 6,5%.

Oito dos 11 setores do S&P 500 perdiam, com as ações de tecnologia liderando as quedas com uma baixa de 4,5%.

Continua depois da publicidade

A Microsoft, a Meta e a Alphabet, controladora do Google, caíam entre 2,2% e 3,5%.

O Dow Jones caía 0,27%, a 44.306,06 pontos. O S&P 500 tinha queda de 1,70%, a 5.997,74 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 2,81%, a 19.393,48 pontos.

As grandes empresas de tecnologia continuarão em foco, já que Microsoft, Meta, Apple e Tesla – quatro das “sete magníficas” que impulsionaram a maior parte dos ganhos do ano passado – divulgarão seus resultados trimestrais nesta semana.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)