Fundo Elliott diz que Nvidia está em uma “bolha” e que IA é “superestimada”

Jornal teve acesso a carta que fundo enviou a seus investidores sobre a gigante dos chips

Equipe InfoMoney

Logo da Nvidia em Taipé, Taiwan 5/6/2024 (Foto: REUTERS/Ann Wang)
Logo da Nvidia em Taipé, Taiwan 5/6/2024 (Foto: REUTERS/Ann Wang)

Publicidade

O hedge fund Elliott Management disse em uma carta a seus investidores que a Nvidia está em uma “bolha” e que a tecnologia de inteligência artificial (IA) que impulsiona o preço das ações da companhia está “superestimada”. As informações são do jornal Financial Times.

O fundo também afirmou que estava “cético” de que as grandes empresas de tecnologia continuariam comprando unidades de processamento gráfico (GPUs, na sigla em inglês) da fabricante de chips em volumes tão altos.

Muitos dos supostos usos da IA “nunca serão economicamente viáveis, nunca funcionarão corretamente, consumirão muita energia ou se mostrarão suspeitos”, dizia a carta, segundo o Financial Times. O Elliott não quis comentar a matéria do jornal.

A Nvidia domina o mercado dos poderosos processadores necessários para construir e implantar grandes sistemas de IA. Mas as ações das fabricantes de chips vivem dias de queda devido a preocupações sobre se as empresas vão continuar a gastar pesado na tecnologia.

Os papéis da Nvidia, por exemplo, caíram mais de 20% desde o final de junho. Porém, a fabricante de chips ainda está com uma alta de 120% este ano e mais de 600% desde o início do ano passado.