Fitch reafirma rating da Bélgica, mas mantém perspectiva negativa

Um novo corte pode ocorrer por conta do agravamento da crise do euro e do encargo adicional em função do resgate do Dexia

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A Fitch Ratings reafirmou nesta quinta-feira (20) o rating para a dívida soberana da Bélgica em AA+ para o longo prazo. Contudo, a perspectiva negativa também foi mantida, o que indica que a nota pode ser rebaixada nos próximos meses.

“Os riscos sobre a nota da Bélgica continuam pressionando uma redução, principalmente com o agravamento da crise da Zona do Euro e com o encargo adicional assumido pelo país no contexto da reestruturação do Dexia”, diz Maria Malas-Mroueh, diretora do departamento soberano da Fitch.

Um plano de resgate do banco franco-belga Dexia incluiu a compra da subsidiária belga da instituição por € 4 bilhões pelo governo da Bélgica.

No entanto, a agência afirmou que evoluções internas têm sido animadoras, com o déficit na meta para 2011 e um acordo do partido de coalização preparando a formação de um novo governo após um impasse político de 18 meses.

Metodologia de noas das principais agências:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo