Fitch corta ratings de Espanha, Eslovênia, Itália, Chipre e Bélgica

Agência de classificação de risco também afirma nota BBB da Irlanda; perspectivas para todos os ratings seguem negativas

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch terminou nesta sexta-feira (27) a revisão nos ratings de seis países da Zona do Euro, rebaixando as notas de Espanha, Bélgica, Chipre, Itália e Eslovênia, e mantendo o BBB da Irlanda. De acordo com comunicado da agência, “os cortes refletem a deterioração no cenário econômico, com as substanciais iniciativas de política monetária (…) e o sucesso inicial do programa de refinanciamento do BCE (Banco Central Europeu)”.

Assim, o rating de longo prazo da Bélgica passou de AA+ para AA, enquanto a nota do Chipre foi de BBB para BBB-. Por sua vez, a Espanha e a Eslovênia tiveram os ratings de longo prazo cortados de AA- para A, ao passo que a Itália viu sua nota passar de A+ para A-. As perspectivas para todos os ratings seguem negativas.

“A intensificação da crise na Zona do Euro no final da segunda metade do ano passado prejudicou a efetividade da política monetária do BCE e realçou os riscos financeiros enfrentados pelos governos da região, na ausência de um plano financeiro confiável contra o contágio e uma crise de liquidez auto-sustentável”, afirmou a agência de classificação de risco em nota.

Confira a metodologia de notas das principais agências:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo