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A Ferrari teve vendas resilientes de seus carros esportivos no quarto trimestre, com a forte demanda nos EUA ajudando o fabricante italiano a ignorar a recessão enfrentada por montadoras de luxo.
As vendas aumentaram 14%, atingindo € 1,74 bilhão (US$ 1,8 bilhão) em relação ao ano anterior, com os ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização subindo 15%, totalizando € 643 milhões. Ambos os resultados foram melhores do que o esperado pelos analistas.
As ações da Ferrari subiram até 8,4% em Milão na terça-feira e estão quase 30% mais altas nos últimos 12 meses.
O forte desempenho do trimestre mostra que a Ferrari está lidando com a maioria dos problemas enfrentados pelo restante da indústria automobilística global, com a possibilidade de tarifas nos EUA pelo presidente Donald Trump ameaçando aumentar ainda mais a pressão. A Ferrari vende um em cada quatro carros nos EUA, seu maior mercado.
Ainda assim, a Ferrari apresentou uma previsão conservadora para este ano, esperando vendas acima de € 7 bilhões, com ganhos ajustados de pelo menos € 2,68 bilhões.
O crescimento em 2025 será robusto, disse o CEO Benedetto Vigna, e permitirá que a Ferrari atinja o limite superior da maioria de suas metas de rentabilidade para 2026 um ano antes do previsto.
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As remessas aumentaram 1%, totalizando 13.752 unidades em 2024, impulsionadas pelas vendas do Purosangue, Roma Spider e 296 GTS, segundo a Ferrari.
As vendas nas Américas, principalmente nos EUA, dispararam 8% nos últimos três meses do ano. As vendas na China caíram 38% no trimestre, acelerando a queda no país, embora ainda seja um mercado menor para a Ferrari em comparação com seus concorrentes.
A Ferrari pode revisar sua estratégia na China diante da crescente demanda por veículos elétricos de luxo no país, disse Vigna em uma teleconferência com repórteres. O fabricante poderia repensar seu limite atual de vendas na China, que é de 10% do total de remessas, para aproveitar oportunidades na era dos EVs, afirmou.
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No ano passado, a empresa apresentou um supercarro de € 3,6 milhões, um dos modelos mais caros da história, mas planeja lançar seu primeiro carro totalmente elétrico no Investor Day da empresa em 9 de outubro, disse Vigna.
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