Fachin prorroga prazo para desoneração, IGP-10, fluxo cambial e mais destaques

No radar corporativo, a Vale teve crescimento de 2,4% na produção de minério de ferro do segundo trimestre

Felipe Moreira

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (Foto: Fellipe Sampaio/STF)
Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu o pedido do Senado e do governo e estendeu até 11 de setembro a suspensão do processo que trata da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento.

Na agenda econômica, investidores aguardam pelo IGP-10 e dados do fluxo cambial. Já a mineradora Vale (VALE3) registrou crescimento de 2,4% na produção de minério de ferro do segundo trimestre.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

Continua depois da publicidade

Agenda

A agenda de hoje tem como destaque o IGP-10 e dados do fluxo cambial.

8h: IGP-10 de julho; consenso LSEG prevê alta de 0,82%

9h: Lula tem reunião com Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Defesa, José Mucio, e Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Continua depois da publicidade

11h: Lula participa de Solenidade de encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

14h30: Fluxo cambial semanal

15h: Lula tem reunião com Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza

Continua depois da publicidade

16h30: Lula tem reunião com Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 11 de setembro a suspensão do processo que trata da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027.

O pedido de prorrogação foi feito na terça-feira (16) pelo Senado Federal e pela Advocacia-Geral da União (AGU), que pretendem utilizar o prazo para encerrar as negociações entre o governo federal e parlamentares para um acordo envolvendo a compensação financeira da União pela desoneração dos setores.

Continua depois da publicidade

Minas terá mais prazo para aderir a regime de recuperação fiscal

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu até 1° de agosto o prazo para Minas Gerais aderir ao regime de recuperação fiscal do governo federal. A dívida do estado com a União é de R$ 165 bilhões.

Fachin atendeu ao pedido de liminar feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O objetivo é esperar a regulamentação do programa que prevê refinanciar as dívidas dos governos estaduais.

Ramagem depõe à PF sobre “Abin paralela”

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) prestará depoimento à Polícia Federal (PF), nesta quarta, às 15h, sobre o caso “Abin paralela”. Ramagem era diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão do ex-persidente Jair Bolsonaro (PL) e é investigado por supostamente ter usado o órgão para espionar ilegalmente desafetos do governo.

Continua depois da publicidade

Radar Corporativo

Vale (VALE3)

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) subiu 2,4% entre abril e junho ante o mesmo período de 2023, com o impacto de um recorde de volumes para o período na mina S11D, no Pará, enquanto as vendas tiveram aumento “significativo”.

No período, a Vale produziu de 80,598 milhões de toneladas de minério de ferro, conforme relatório trimestral publicado nesta terça-feira (16). As vendas, por sua vez, subiram 7,3%, para 79,792 milhões de toneladas.

(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)