Ex-chefe do BC do Canadá e Inglaterra “estuda” candidatura para suceder Trudeau

Mark Carney disse estar “honrado pelo apoio que já tem ouvido” de legisladores e apoiadores “que querem que avancemos com mudanças positivas e um plano econômico vitorioso”

Bloomberg

Mark Carney (Hollie Adams/Bloomberg)
Mark Carney (Hollie Adams/Bloomberg)

Publicidade

Mark Carney, o ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, afirmou que está considerando entrar na corrida para substituir Justin Trudeau como primeiro-ministro do Canadá.

Carney disse que está “encorajado e honrado pelo apoio que já tem ouvido” de legisladores e apoiadores liberais “que querem que avancemos com mudanças positivas e um plano econômico vitorioso”.

“Estarei considerando essa decisão de perto com minha família nos próximos dias”, disse Carney, de 59 anos, em um comunicado enviado por um porta-voz.

Trudeau anunciou na segunda-feira que está se afastando da liderança do Partido Liberal, mais de nove anos após liderá-lo ao poder nas eleições de 2015. Ele deixará oficialmente o cargo de primeiro-ministro após o partido escolher um novo líder.

Esse novo líder se tornará o 24º primeiro-ministro do país.

Os liberais ainda não divulgaram regras e prazos para o concurso de liderança, mas isso precisará acontecer rapidamente. O parlamento do Canadá está programado para retornar em 24 de março.

Continua depois da publicidade

Vários membros do governo de Trudeau também devem entrar na corrida. Os potenciais candidatos incluem Chrystia Freeland; Dominic LeBlanc, que a substituiu como ministro das Finanças; a Ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly; o Ministro de Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson; Anita Anand, a ministra responsável pelo transporte e comércio interno; e Christy Clark, a ex-primeira-ministra da Colúmbia Britânica.

Qualquer candidato terá que avaliar as difíceis chances de vencer a próxima eleição. O Partido Conservador lidera os liberais por mais de 20 pontos em algumas pesquisas, com uma eleição prevista para os próximos meses.

Um novo primeiro-ministro liberal enfrentará uma votação de confiança logo após vencer o prêmio. Os três principais partidos de oposição já disseram que planejam votar para derrubar o governo logo após o retorno da Câmara dos Comuns no final de março, o que desencadearia uma campanha eleitoral imediata.

Continua depois da publicidade

Trudeau disse que tentou por anos recrutar Carney para concorrer como candidato liberal. O primeiro-ministro redobrou esses esforços em dezembro, quando acreditava ter um compromisso de Carney para se tornar ministro das Finanças, substituindo Freeland.

Quando informado, Freeland decidiu renunciar e criticou Trudeau em uma carta pública — criando uma crise política que eventualmente levou à renúncia do primeiro-ministro. Carney não se juntou ao gabinete de Trudeau.

Carney é o presidente da Brookfield Asset Management Ltd. e da Bloomberg Inc., entre outros cargos.

Continua depois da publicidade

© 2025 Bloomberg L.P.