Publicidade
(Bloomberg) – As ações da China Evergrande Group e de suas subsidiárias suspenderam as negociações em Hong Kong, um dia depois de pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg terem dito que o fundador da gigante imobiliária estava sob controle social.
Nenhuma razão foi dada para a interrupção em um aviso à bolsa de valores de Hong Kong nesta quinta-feira.
O presidente da Evergrande, Hui Ka Yan, foi detido no início deste mês e está sendo monitorado, disseram pessoas familiarizadas com o assunto na quarta-feira. Não está claro por que Hui está sob a chamada vigilância residencial, um tipo de ação policial que fica aquém da detenção ou prisão formal e não significa que Hui será acusado de um crime.
A medida é o mais recente sinal de que a saga da incorporadora mais endividada do mundo entrou em uma nova fase envolvendo o sistema de justiça criminal, depois que as autoridades no início deste mês detiveram alguns funcionários de sua unidade de gestão de patrimônio e dois ex-executivos também foram detidos, segundo a Caixin.
Isso aumenta as questões sobre o destino de Evergrande depois que os reveses em seu plano de reestruturação nos últimos dias agitaram os mercados financeiros e aumentaram o risco de liquidação.
As três entidades suspensas tinham um valor de mercado combinado de 16,7 bilhões de dólares de Hong Kong, ou HK$ (US$ 2,1 bilhões) na quarta-feira, abaixo dos HK$ 81,4 bilhões antes dos reveses comerciais.
Continua depois da publicidade
A Evergrande está no centro de uma crise imobiliária que já dura anos e que prejudicou a economia chinesa e abalou a confiança no mercado imobiliário. Na sexta-feira, o grupo disse que cancelou reuniões importantes com credores e precisa rever seu plano de reestruturação de sua dívida offshore. Desde então, revelou que não conseguiu cumprir as qualificações regulamentares para emitir novos títulos – um componente fundamental da revisão da dívida – enquanto a sua unidade no continente não conseguiu reembolsar uma nota onshore.
A empresa enfrenta uma audiência em 30 de outubro num tribunal de Hong Kong sobre uma petição de liquidação, o que poderia potencialmente forçá-la à liquidação.
Evergrande tornou-se oficialmente inadimplente em 2021 e as autoridades de sua província natal, Guangdong, lideraram o que está prestes a ser uma das maiores reestruturações de dívida do país.
Continua depois da publicidade
As ações da Evergrande caíram 19%, a HK$ 0,32, na quarta-feira. Os preços dos títulos em dólares da empresa permanecem em níveis profundamente problemáticos, abaixo de 5 centavos.