Publicidade
A Eve, empresa de veículos aéreos urbanos de pouso e decolagem verticais (eVtols), que pertence à Embraer (EMBR3), nunciou nesta quarta-feira assinatura de documento para venda de até 50 aeronaves para a japonesa AirX.
De acordo com o comunicado, a carta de intenção envolve dez pedidos firmes dos eVtols e 40 direitos de compra de aeronaves da empresa.
O eVtol é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.
“Apreciamos a confiança da AirX na Eve não apenas pela compra de nosso eVTOL, mas também de nossas soluções de serviços e operações e do Vector – nosso software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”, disse, em nota, Johann Bordais, CEO da Eve.
Já o CEO da AirX, Kiwamu Tezuka, destacou a capacidade tecnológica da Eve e “também com seu compromisso com a construção de um ecossistema”.
A região Ásia-Pacífico é um mercado importante para a Eve. Além do Japão, a Eve tem buscado clientes na Austrália, Índia e Coreia do Sul. Apesar do foco estar no mercado asiático, a primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté (SP). A aeronave deve entrar em serviço em 2026.