Publicidade
Autoridades dos EUA esperam que Israel lance “a qualquer momento” uma operação terrestre no Líbano para destruir a infraestrutura do Hezbollah na área da fronteira entre os países. A informação é do Financial Times.
Segundo o jornal, Israel já discutiu o formato da incursão com Washington, que tentou limitar seus objetivos e duração, temendo que ela pudesse levar a uma ocupação indefinida da área na fronteira com o Líbano, segundo as autoridades americanas ouvidas pela reportagem.
“Eles farão algo mais focado em áreas específicas — e focado em destruir a infraestrutura do Hezbollah perto das comunidades israelenses na fronteira — e depois retirar suas forças,” disse um oficial dos EUA ao jornal.
Continua depois da publicidade
Segundo o New York Times, forças israelenses já realizaram operações de pequena escala no Líbano nos últimos dias, enquanto a força aérea continuou uma campanha de bombardeios em todo o país.
Questionado nesta segunda-feira (30) se estava ciente dos relatos sobre os planos de Israel para uma invasão terrestre, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse: “Estou mais ciente do que você pode imaginar, e estou confortável com eles parando. Devemos ter um cessar-fogo agora.”
Mesmo enquanto pedia moderação para Israel, os EUA procuraram dissuadir qualquer ação ofensiva do Irã, que apoia o Hezbollah.
Continua depois da publicidade
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse nesta segunda-feira que Israel usaria “todos os meios à nossa disposição” contra o Hezbollah enquanto visitava tropa. “As forças estão prontas e preparadas para atacar,” postou Gallant no X, enquanto o Hezbollah também prometeu continuar o conflito.