Serviço que vende endereços “.eth” pode ficar sem seu próprio domínio na Internet; entenda

Responsável pelo domínio da Ethereum Name Service está preso; segundo provedor GoDaddy, plataforma perderá endereço na próxima semana

CoinDesk

Publicidade

Quando os membros da comunidade ENS DAO acessarem seu site eth.link, tudo o que verão agora é uma página vazia com um banner verde de aviso de expiração de domínio na parte superior.

Isso acontece porque a única pessoa com autoridade para renovar o domínio, Virgil Griffith, está cumprindo uma sentença de 63 meses de prisão por ajudar os norte-coreanos a usarem criptomoedas para contornar sanções.

De acordo com um aviso da empresa de registro de domínios GoDaddy publicado na sexta-feira (26), o eth.link expirou em 26 de julho e deve voltar à base de registros em 5 de setembro, onde estará disponível para qualquer um que conseguir pegá-lo.

A ENS DAO é uma organização autônoma descentralizada (DAO) que governa o protocolo Ethereum Name Service, uma versão Web 3.0 de um provedor de serviço de nome de domínio.

ENS é o protocolo por trás dos inúmeros nomes “.eth” que surgiram em toda a comunidade Ethereum (ETH). Os usuários compraram nomes .eth como forma de possuir seus domínios próprios.

Os nomes da ENS podem ser vinculados ao endereço de walltet (carteira), facilitando o envio e o recebimento de criptomoedas pelos usuários (em vez de precisar digitar um endereço Ethereum longo e complexo).

Continua depois da publicidade

De acordo com Khori Whittaker, diretor executivo da ENS, “Virgil Griffith, que estava trabalhando na Ethereum Foundation quando a ENS foi lançada, foi um dos primeiros colaboradores do protocolo ENS. Como o ENS é um protocolo sem permissão, qualquer pessoa pode construir aplicativos descentralizados (dApps) em cima dele, como é o caso do envolvimento de Virgil com o eth.link. Ele comprou o domínio e criou um aplicativo que cria domínios do ENS.”

Leia mais:
Ripio lança cartão cripto no Brasil com cashback em Bitcoin

A DAO confiou no site eth.link para fornecer acesso a informações sobre todos os nomes do ENS. Agora, a ENS DAO está aconselhando seus usuários a mudarem para eth.limo, outro domínio operado pela comunidade.

Continua depois da publicidade

De acordo com um tweet da conta da ENS DAO no Twitter, o CEO da EasyDNS, Mark Jeftovic, havia fechado um acordo para renovar o endereço de domínio por mais um ano. O provedor de domínio, contudo, teria decidido parar de honrar o acordo “de repente” e “sem aviso prévio”.

“Eventos como esse mostram a importância dos sistemas de nomenclatura descentralizados”, disse Whittaker ao CoinDesk. “Depois que o eth.link foi renovado, a GoDaddy decidiu ‘reexpirar’ o domínio, revelando o poder e o controle que esse sistema de nomenclatura tem. Por outro lado, qualquer pessoa pode dar suporte a um domínio ENS pagando pela renovação ou estendendo-o.”

A ENS teve um crescimento acelerado no ano passado, atingindo 2 milhões de nomes de domínio em 17 de agosto. Demorou cinco anos para a ENS registrar seu primeiro 1 milhão de nomes, mas apenas três meses e meio para chegar a 2 milhões de nomes.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil