Publicidade
SÃO PAULO – Em meio ao processo de recuperação da economia global e o rali nos mercados de ações, os papéis da dívida corporativa de países emergentes interromperam a forte seqüência de ganhos, após empresas aproveitarem a alta para emitir junk bonds.
A expressão em inglês identifica os papéis da dívida corporativa cuja avaliação de risco pelas principais agências – Moody’s, S&P e Fitch – encontra-se abaixo do grau de investimento.
Alternativas
Ao mesmo tempo em que o trauma em relação a ativos de maior risco diminuía, os investidores internacionais aumentaram a busca por papéis com rendimentos mais atraentes que o apresentado pelas alternativas tradicionais de investimento, como os títulos públicos.
Continua depois da publicidade
Nas últimas sete semanas, mais de 50 companhias com notas em nível inferior realizaram emissões no mercado norte-americano, em montante equivalente a US$ 20,4 bilhões – números que igualam o total de emissões realizado ao longo de todo ano passado.
Mesmo diante da forte demanda, o acelerado movimento de alta dos preços destes títulos foi interrompido, devido ao elevado volume das operações. Par parte dos analistas, o fato é mais uma evidência da recuperação dos mercados financeiros.