Empresa que comprou Souza Cruz busca nova aquisição que pode torná-la a maior do mundo

British American Tobacco anunciou oferta pela pela rival norte-americana Reynolds American, podendo criar a maior empresa de cigarros do mundo

Reuters

Publicidade

LONDRES (Reuters) – A British American Tobacco fez oferta para comprar a rival norte-americana Reynolds American em uma transação de 47 bilhões de dólares que poderá criar a maior empresa de cigarros do mundo.

A operação proposta, em dinheiro e ações, pode marcar um retorno da BAT ao mercado norte-americano altamente regulado após uma ausência de 12 anos. No Brasil, a BAT detém a fabricante de cigarros Souza Cruz.

O negócio dará à BAT marcas mais premium como a Camel, que é vendida em países como Rússia e Turquia, onde a demanda por cigarros ocidentais ainda cresce.

O casamento também vai unir os esforços de ambas as empresas no mercado em rápido crescimento dos cigarros eletrônicos, que as empresas afirmam que são menos perigosos que os tradicionais, um hábito que mata cerca de 6 milhões de pessoas no mundo por ano.

A BAT já detém 42 por cento da Reynolds e a união das empresas vinha sendo considerada há muito tempo como parte de uma onda inevitável de consolidação global da indústria de cigarros.

A oferta do grupo britânico avalia as ações da Reynolds em 56,50 dólares, dos quais 24,13 são em dinheiro e o restante em ações da BAT. A proposta representa um ágio de 20 por cento sobre o valor de fechamento das ações da Reynolds na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

(Por Paul Sandle)