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A Embraer (EMBR3) anunciou nove pedidos firmes de C-390 durante o Farnborough Airshow, evento na Inglaterra que ocorrerá durante toda a semana e é observado de perto pelos investidores. Contudo, as ações desabavam na sessão, fechando com queda de 7,03%, a R$ 38,60. Os papéis ainda avançam mais de 70% em 2024, sendo o destaque positivo do Ibovespa no ano.
No dia 1 do evento, houve o anúncio de que o Ministério da Defesa holandês e também a Áustria assinaram contrato para compra de nove cargueiros militares C-390 Millennium durante cerimônia. O contrato é uma compra conjunta: 5 aeronaves serão direcionadas para a Força Aérea Real Holandesa e 4 para a Força Aérea Austríaca.
Para o Bradesco BBI, este anúncio de nove pedidos firmes de jatos C-390 seria provavelmente uma surpresa positiva para os investidores.
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Conforme discutido anteriormente pelos analistas do Bradesco BBI, os investidores institucionais esperavam uma média de apenas cerca de 2 pedidos para este modelo.
O banco recorda que tanto a Holanda como a Áustria já selecionaram o cargueiro militar de carga C-390 da empresa, mas este contrato estava pendente das necessárias assinaturas finais.
De acordo com uma carta enviada pelo Secretário da Defesa holandês, Christophe van der Maat, ao Presidente da Câmara dos Representantes, o programa de substituição da frota C-130 Hercules pelas aeronaves C-390 poderá atingir 1,7 bilhão de euros. “Portanto, em nossa opinião, assumindo que este valor também incorpora receitas de serviços e manutenção, parece que este contrato pode ter de 5 a 6 opções para o C-390”, avalia.
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Na visão do BBI, as ações da Embraer tem caído forte já que o mercado parece esperar pedidos para a aviação comercial. “No entanto, esperamos que novos pedidos sejam anunciados nos próximos dois dias”, avalia o BBI. Em suma, o banco segue otimista e mantém recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra) para a Embraer e um preço-alvo derivado de US$ 40,00 para o ADR (recibo de ações negociado na Bolsa de Nova York) ERJ.
Para o Itaú BBA, o anúncio foi ligeiramente positivo. Esses pedidos não estavam no último backlog da Embraer e os analistas estimam que esses jatos possam significar um montante adicional de US$ 1 bilhão aos pedidos já existentes de US$ 2,1 bilhões ( +50%), sem contabilizar serviços adicionais. “Dito isto, a falta de visibilidade sobre os prazos e margens de entrega nos impede de ter uma visão mais otimista em relação às notícias de hoje. Esperamos que as encomendas da República Tcheca sejam confirmadas ainda este ano”, avalia o banco, que também tem recomendação outperform para ERJ, com preço-alvo de US$ 36.
Uma queda das ações mesmo com boas notícias durante o evento já estava no radar do mercado. Na semana passada, o JPMorgan ressaltou que, em 2023, as ações (ADR) subiram 12% nas três semanas anteriores ao evento (30 de maio a 16 de junho) e caíram 13% durante o evento (19 a 23 de junho), uma vez que os investidores já haviam precificado potenciais anúncios positivos. O banco vê a Embraer sendo negociada a 6,5 vezes o EV/Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) esperado para 2025 versus Boeing a 18 vezes e a Airbus a 9 vezes.
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Com base em dados históricos, o JPMorgan espera que a Embraer anuncie na frente comercial de 10 a 20 novos pedidos, representando US$ 700 milhões a US$ 1,6 bilhão em novos pedidos em carteira, dependendo do mix entre os jatos E175 e E2. “Na frente de defesa, acreditamos que poderíamos ver vendas adicionais de C-390, talvez de 1 a 4 unidades, com um preço médio de aproximadamente US$ 100 milhões”, apontou na ocasião.
Um fator também está no radar dos investidores. Os chefes do setor de aviação estarão atentos durante o evento, ressalta a Reuters, a qualquer outro sinal de fraqueza na demanda de passageiros aéreos, após vários alertar sobre os lucros das companhias aéreas. Os lucros das companhias aéreas no segundo trimestre devem ser mais fracos devido à espiral de custos e à deterioração dos preços, com a Ryanair não cumprindo previsões nesta segunda-feira. Isso, por sua vez, pode levar a uma desaceleração nos pedidos, à medida que as companhias aéreas lutam para se recuperar.
(com Reuters)