Em entrevista ao WSJ, Mantega diz que taxa de câmbio está “satisfatória”

Ministro da Fazenda comentou ainda que a inflação brasileira está sob controle, mas que governo deve monitorar aumento de preços

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao Wall Street Journal, Guido Mantega afirmou que a atual cotação do real frente ao dólar está razoável e satisfatória. Segundo a reportagem, o ministro da Fazenda disse que o governo não quer o real mais fraco ou forte, mas sim estável. Atualmente, a moeda norte-americana está cotada levemente acima de R$ 2,00.

Durante a entrevista, Mantega destacou que o fortalecimento do real, assim como de outras moeda de países emergentes, se deve as grandes aquisições de dinheiro promovidas por economias avançadas, tentando estimular seu crescimento.

Em meados de 2011, o dólar chegou a ser cotado a R$ 1,55, fazendo o governo brasileiro reagir, criando impostos para enfraquecer a moeda e ajudar exportadores locais. “O Brasil não tem planos de remover esses impostos, embora já tenha rescindido outras medidas criadas para impedir o ingresso de moeda no país”, disse o ministro.

Inflação está sob controle
Ao ser questionado sobre a inflação, Mantega disse que no início do ano ela é sempre alta, e que diminui ao passar dos meses, repetindo uma frase que tem dito diversas vezes: “A inflação está  sob controle.”

O forte aumento nos índices de preços se deve principalmente ao setor alimentício, que sofreu com safras ruins nos EUA e no Brasil, o que elevou os os preços dos alimentos, disse o ministro, que já enxerga esse quadro se revertendo.

Mantega ainda disse que o governo deve manter-se vigilante e pronto para agir caso o aumento nos preços não desacelere.